Secções
Entrar

Maior traficante de armas da Bélgica foi detido em Évora

16 de agosto de 2019 às 14:59

Jacques Monsieur será presente a tribunal com vista à sua extradição. A detenção foi possível graças à "paixão do traficante por cavalos".

O traficante de armas belga, Jacques Monsieur, que foi preso pelaPolícia Judiciáriana zona de Évora na tarde de quarta-feira, vai hoje ser presente ao Tribunal da Relação de Évora com vista à sua extradição.

Fonte oficial da PJ disse à Lusa que Jacques Monsieur está indiciado por associação criminosa e tráfico de armas e que a detenção ocorreu após troca de informações com as autoridades belgas.

Segundo a polícia belga a detenção do traficante de armas ocorreu após investigações que se prolongaram durante mais de um ano.

Em outubro de 2018, Jacques Monsieur, 66 anos, foi condenado pelo Tribunal de Apelação de Bruxelas a quatro anos de prisão e ao pagamento de um milhão de 200 mil euros por tráfico de armas e participação em organização criminosa, mas não cumpriu a sentença porque se encontrava em parte incerta.

Em 2010, nos Estados Unidos, Jacques Monsieur, já tinha sido condenado a 23 meses de prisão por tentar vender peças de aviões de combate ao Iraque.

Oito anos mais tarde, um tribunal de Bruxelas condenou o traficante de armamento a três meses de prisão por ter vendido lança-foguetes e peças de mísseis ao Irão, Equador, Bósnia e Croácia nos anos 1980 e 1990.

De acordo com os investigadores, a detenção foi possível graças à "paixão do traficante por cavalos" assim como por ter sido detetada uma fatura de 2.500 euros referente ao transporte de nove cavalos para Portugal e que se encontravam em França.

A investigação que conduziu as autoridades a encontrar o traficante belga começou em Tarascón, Provença, França, onde Jacques Monsieur tinha uma propriedade que vendeu no passado mês de março.

Devido ao interesse que dedicava aos cavalos, o traficante contratou um criador francês o transporte de nove animais que se encontravam na antiga propriedade da Provença para Portugal.

O preço do transporte dos cavalos foi fixado em 2.500 euros, mas o valor nunca foi saldado.

O transporte foi, segundo a polícia belga, a pista definitiva que levou os investigadores até Évora onde o traficante vivia escondido.

De acordo com a cadeia de televisão flamenga VTM, Monsieur esteve envolvido "em todos os conflitos armados" dos últimos 35 anos como traficante de material bélico.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela