Secções
Entrar

MAI "disponível" para ir ao Parlamento prestar esclarecimentos sobre SIRESP

08 de abril de 2019 às 20:39

CDS-PP quer chamar Eduardo Cabrita à Assembleia da República com caráter de urgência para falar sobre a empresa gestora da rede nacional de emergência.

O ministro da Administração Interna,Eduardo Cabrita, disse  estar disponível para prestar esclarecimentos no parlamento sobre o sistema de comunicações de emergência SIRESP, como foi solicitado pelo CDS-PP.

Eduardo Cabrita, que falou à margem da apresentação dos meios daAdministração Internaa empenhar em 2019 nas operações da agência europeia de controlo de fronteiras Frontex, esta segunda-feira, disse estar "sempre no parlamento, com todo o gosto para prestar todos os esclarecimentos".

O CDS-PP quer chamar o ministro da Administração Interna à Assembleia da República, com caráter de urgência para prestar esclarecimentos relativamente ao Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal (SIRESP), considerando que o governante "tem de prestar contas ao parlamento".

"O que é fundamental para o país é que o SIRESP foi reforçado e funcionou garantindo a segurança dos portugueses", disse o governante.

Questionado sobre os relatórios e documentos sobre falhas no SIRESP pedidos pelo PSD, Eduardo Cabrita disse desconhecer o requerimento.

"Já fornecemos toda a informação em tempo útil, estarei com todo o gosto no parlamento, não conheço o requerimento", afirmou Eduardo Cabrita, não respondendo a mais perguntas dos jornalistas sobre este assunto.

No requerimento enviado ao presidente da Comissão de Assuntos Constitucionais, Direitos, Liberdades e Garantias, o deputado Pedro Bacelar de Vasconcelos (PS), o CDS-PP refere que, "desde abril de 2018, que o senhor ministro da Administração Interna tem vindo a ocultar os relatórios sobre as falhas da rede SIRESP e a razão parece ser clara: é que os valores globais de horas de falha não chegam sequer a metade dos indicados pelo Governo".

Citando a edição de sábado do jornalPúblico, os centristas indicam que existem "factos que contrariam as afirmações" de Eduardo Cabrita no parlamento, "onde garantiu que a rede SIRESP teria falhado nove mil horas no decurso dos incêndios de Pedrógão Grande, em 2017, o que obrigava o Estado a aplicar uma penalidade contratual, por incumprimento, ao consórcio" que gere esta rede, o que, contudo não aconteceu.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela