Secções
Entrar

Listeriose: Produto espanhol contaminado não é vendido em Portugal

21 de agosto de 2019 às 18:25

O surto terá infetado cerca de 150 pessoas na Andaluzia e em outras comunidades autónomas de Espanha.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária esclareceu hoje que a carne contaminada com a bactéria Listeriaamonocytogenes da marca "La Mechá" e os produtos com origem no seu fabricante Magrudiss espanhol, não são comercializados em Portugal.

O governo da Andaluzia ordenou hoje a paralisação da atividade e a retirada de todos os produtos da empresa sevilhana Magrudiss, cuja carne da marca "La Mechá" estará na origem de um surto de listeriose que já fez um morto.

O surto terá infetado cerca de 150 pessoas na Andaluzia e em outras comunidades autónomas de Espanha.

Em comunicado, a Direção Geral de Alimentação e Veterinária explica que está a acompanhar a evolução do surto de listeriose detetado em 15 de agosto na Andaluzia, em Espanha, e esclarece que o alerta emitido pelo RASF, Sistema de Alerta Rápido para a Segurança Alimentar na União Europeia, indica que o produto contaminado com Listeriaamonocytogenes foi distribuído e comercializado exclusivamente em Espanha.

Na mesma nota as autoridades portuguesas explicam que os operadores do setor alimentar que operam em Portugal não comercializam a marca "La Mechá", nem produtos com origem no seu fabricante Magrudiss, em território nacional.

Toda a produção da Magrudiss desde abril, incluindo a marca "La Mechá", foi já retirada do mercado pela própria empresa, que se encontra neste momento encerrada.

Em Portugal, a listeriose é uma doença de notificação obrigatória desde 2014, através do Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica (SINAVE).

A listeriose é uma infeção causada pela bactéria Listeriaamonocytogenes, habitualmente associada ao consumo de alimentos contaminados.

A Direção Geral de Alimentação e Veterinária alerta os viajantes que tenham como destino aquela região de Espanha, para a necessidade de adoção de medidas preventivas, nomeadamente a eliminação de produtos daquela marca que eventualmente possam ter na sua posse.

O Ministério da Saúde espanhol confirmou um total de 150 casos de listeriose relacionados com o consumo de carne contaminada da marca "La Mechá", dos quais 132 da Andaluzia e os restantes 18 de outras cinco comunidades: Astúrias, Extremadura, Madrid, Catalunha e Aragão.

Embora a maior parte do produto tenha sido distribuída na Andaluzia, a Agência Espanhola de Segurança Alimentar e Nutricional (AESAN) informou a distribuição do mesmo em outras comunidades.

Em concreto foram 225 quilos em Madrid, 10 quilos em Badajoz e uma pequena quantidade de produto em Adeje (Tenerife).

A maioria dos casos confirmados na Andaluzia estão registados em Sevilha (108), embora existam situações em Huelva (11), Cádis (6), Málaga (4) e Granada (3).

Outras comunidades também relataram casos associados ao surto, como as Astúrias, especificamente em Gijón, e a Extremadura, onde quatro pessoas foram diagnosticadas com a bactéria por terem consumido produtos em Sevilha e Huelva.

Na Catalunha, também há casos confirmados da mesma família, que consumiu o produto de carne trazido por um membro da família da Andaluzia.

Em Madrid, foram registados cinco casos, quatro pessoas que comeram carne da empresa andaluza e um bebé prematuro, cuja mãe consumiu o produto em Madrid em julho.

Apesar de pouco frequente, a infeção pode ser grave, especialmente em imunodeprimidos e recém-nascidos.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela