Jovem condenado por planear ataque à Faculdade de Ciências sai da prisão a 19 de novembro
João Carreira foi abrangido pelo regime de perdão de penas.
Foi amnistiado o jovem condenado por planear um ataque à Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa em fevereiro de 2022.
João Carreira foi abrangido pelo regime de perdão de penas, determinado a propósito da vinda do Papa Francisco a Portugal, em agosto.
O jovem poderá abandonar a 19 de novembro o Hospital Prisional de Caxias, onde se encontra a cumprir uma pena efetiva de dois anos e nove meses pelo crime de detenção de arma proibida.
O ex-estudante viu a sua pena reduzida um ano com a amnistia aplicada a propósito da Jornada Mundial da Juventude. Assim, e uma vez que se encontra detido desde fevereiro de 2021, João Carreira cumpre em novembro um ano e nove meses de prisão, podendo sair em liberdade, segundo explicou aoObservadoro seu advogado.
A amnistia concedida aos jovens pelo Governo foi muito contestada. Para muitos juristas é mesmo ilegal. Tendo já permitido a libertação de 408 jovens, teve ainda impacto na sentença do hacker Rui Pinto, que viu cair 79 acusações por causa deste perdão.
Edições do Dia
Boas leituras!