Secções
Entrar

Incêndios: 180 militares reforçam ações de vigilância em apoio à Proteção Civil

01 de agosto de 2020 às 11:54

Reforço surge no seguimento do pedido da ANEPC ao Estado-Maior-General das Forças Armadas, com "o objetivo de incrementar as ações de prevenção um pouco por todo o país".

Cento e oitenta militares das Forças Armadas vão reforçar, entre hoje e terça-feira, as ações de vigilância aos incêndios em 13 distritos do país em apoio à Proteção Civil face "à manutenção das elevadas temperaturas", foi hoje anunciado.

As patrulhas, 15 do Exército e cinco da Marinha vão reforçar "as ações de vigilância terrestre e patrulhamento dissuasor em 13 distritos de Portugal continental, em apoio à Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) na prevenção de incêndios", adianta o Estado-Maior General das Forças Armadas (EMGFA) em comunicado.

Segundo o EMGFA, este reforço surge no seguimento do pedido da ANEPC ao Estado-Maior-General das Forças Armadas, com "o objetivo de incrementar as ações de prevenção um pouco por todo o país, com especial incidência nos distritos de Beja, Braga, Bragança, Castelo Branco, Évora, Faro, Guarda, Portalegre, Porto, Santarém e Viana do Castelo, Vila Real e Viseu".

Estes militares somam-se aos 119 que já se encontram nas mesmas funções em grande parte do território nacional, 108 dos quais estão a apoiar o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e nove estão em missões de vigilância, dissuasão e sensibilização da população.

Há ainda dois militares que constituem a tripulação do helicóptero "Koala" da Força Aérea, que realizam operações de reconhecimento, avaliação e coordenação de outros meios aéreos no combate aos incêndios rurais.

O Estado-Maior-General das Forças Armada sublinha ainda que, através dos seus oficiais de ligação aos Comandos Distritais de Operações de Socorro, mantém o acompanhamento, em permanência, da evolução da situação operacional.???

Na sexta-feira, a Proteção Civil avisou a população para o risco muito elevado ou máximo de incêndio rural nas regiões Norte, Centro e Algarve, devido ao tempo quente e seco e ao vento forte previstos para este fim de semana.

No aviso, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) realça que a subida de temperatura esperada para o Algarve e o vento forte no Litoral Oeste levam ao agravamento do risco de incêndio nestas regiões.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela