Incêndio de grandes dimensões em Cascais faz um ferido e obriga ao corte da A5
Vento dificulta combate às chamas que lavram perto do Hospital de Cascais e da aldeia do Cabreiro.
Mais de 400 operacionais, apoiados por 111 veículos e 14 meios aéreos combatem, esta terça-feira à tarde, um incêndio de grandes dimensões em Alcabideche, no concelho de Cascais, distrito de Lisboa. Um bombeiro terá sofrido ferimentos ligeiros por inalação de fumos. A localidade de Zambujeiro teve de ser evacuada, estando a população a ser retirada da aldeia por militares da GNR e, de acordo com o Correio da Manhã, uma habitação na aldeia do Cabreiro terá sido consumida pelas chamas.
O alerta foi dado pelas 17:58H, na sequência de um incêndio florestal com duas frentes ativas na localidade de Zambujeiro - numa zona de serra - que lavrava perto de habitações e do Hospital de Cascais. Ainda assim, as autoridades garantem que até ao momento a instituição de saúde não corre perigo.
"De momento, do ponto de vista da Proteção Civil e do ponto de vista dos bombeiros, não há perigo nem recomendação para evacuação", disse à agência Lusa fonte do Hospital, perto das 19:00.
A circulação na Autoestrada 5 (A5) foi cortada nos dois sentidos entre os nós de Alvide e de Cascais, estando o trânsito a ser desviado para a Autoestrada 16 (A16).
Também por questões de segurança e proximidade com o fogo, o Canil Municipal de Cascais deverá ser evacuado tendo de ser retirados cerca de 700 animais.
O vento forte tem sido uma das maiores preocupações dos bombeiros, o que leva a que as equipas no terreno estejam a avaliar de forma instantânea a necessidade do envio de mais meios.
(Em atualização)
Edições do Dia
Boas leituras!