Incêndio em Alcabideche dominado e circulação retomada na A5
Noventa pessoas e cerca de oitocentos animais foram retirados do local por precaução.
O incêndio de deflagrou na tarde de terça-feira em Alcabideche, Cascais, foi dado por dominado às 4 da manhã desta quarta-feira, altura em que se encontravam ainda 591 operacionais no local, apoiados por 182 viaturas.
No entanto o comandante do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Grande Lisboa, Hugo Santos, avançou às 23h45 que existem pelo menos treze feridos, nove bombeiros e quatro civis. Os nove bombeiros feridos sofreram apenas ferimentos leves devido a "situações de exaustão", já os civis tiveram de ser assistidos "por inalação de fumos".
O incêndio chegou a contar com 686 bombeiros no combate, 191 meios terrestres e 14 meios aéreos, estes últimos tiveram de abandonar o local no início da noite devido à falta de luz.
"Ainda temos aqui longas horas de trabalho pela frente", referiu Hugo Santos reforçando que o vento é um importante fator de preocupação porque se continuavam a registar "rajadas fortes a velocidades entre os 70 e os 80 quilómetros por hora".
O incêndio florestal, ao qual as autoridades tiveram conhecimento poucos minutos antes das 17, levou à retirada de cerca de 90 pessoas "por precaução", incluindo dois grupos de escuteiros, um português e outro espanhol, que se encontravam a acampar no Parque Natural Sintra-Cascais, avançou Carlos Carreiras, presidente da Câmara de Cascais. Às 23h15, hora em que o presidente da Câmara fez o balanço, tinham também sido alojdos dez cidadãos de suas casas para um pavilhão desportivo municipal, mais tarde Hugo Santos referiu que estes moradores pertenciam às localidades do Zambujeiro, Cabreiro ou Murches.
O canil municipal e a Associação São Francisco de Assis foram evacuados, o que correspondeu à retirada de cerca de 800 animais para um outro pavilhão municipal. Esta operação ocorreu com o apoio da população e de várias associações de proteção de animais, incluindo a IRA – Intervenção e Resgate Animal que mobilizou meios de resgate, conforme avançou no Facebook.
Edições do Dia
Boas leituras!