Secções
Entrar

Há quatro décadas que não morriam tantas mães durante o parto. DGS está a investigar

Sofia Parissi com Leonor Riso 24 de maio de 2022 às 08:23

A taxa de mortalidade materna atingiu, em 2020, o valor mais alto em 38 anos.

Em 2020 o valor da mortalidade materna atingiuos 20,1 óbitos por cada 100 mil nados-vivos devido a problemas relacionados com a gravidez ou com o parto, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Foram 17 as mortes maternas registadas há dois anos - um valor que não era tão elevado desde 1982, em Portugal.  

Segundo noticiou oJN,a Direção-Geral de Saúde (DGS) criou uma equipa especializada em diversas áreas da medicina para estudar o porquê da mortalidade no parto ter aumentado nos últimos anos.

A DGS explicou que oito dos óbitos aconteceram durante a gravidez, um durante o parto e oito aconteceram 42 dias após o nascimento do bebé.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela