A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
Há quatro décadas que não morriam tantas mães durante o parto. DGS está a investigar
A taxa de mortalidade materna atingiu, em 2020, o valor mais alto em 38 anos.
Em 2020 o valor da mortalidade materna atingiuos 20,1 óbitos por cada 100 mil nados-vivos devido a problemas relacionados com a gravidez ou com o parto, revelam dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). Foram 17 as mortes maternas registadas há dois anos - um valor que não era tão elevado desde 1982, em Portugal.
Segundo noticiou oJN,a Direção-Geral de Saúde (DGS) criou uma equipa especializada em diversas áreas da medicina para estudar o porquê da mortalidade no parto ter aumentado nos últimos anos.
A DGS explicou que oito dos óbitos aconteceram durante a gravidez, um durante o parto e oito aconteceram 42 dias após o nascimento do bebé.
Descubra as
Edições do Dia
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
€2 mil por uma barraca, com puxada de água e luz. O negócio escondido
12 de agosto de 2025 às 23:00Rita Rato Nunes
A presidente de junta que ganhou €10 mil nos Ídolos
12 de agosto de 2025 às 07:00Marco Alves
Comer bem para fugir ao açúcar
12 de agosto de 2025 às 23:00Susana Lúcio
Polícias espancam até à morte
18 de agosto de 2025 às 07:07Augusto Freitas de Sousa
O refúgio de Juan Carlos em Portugal: mansão de luxo de 4,5 milhões adaptada a cadeira de rodas
10 de agosto de 2025 às 17:55Correio da Manhã