Secções
Entrar

Flat tax, cheque-creche e contratar professores reformados: IL apresenta o programa eleitoral

Diogo Barreto 03 de fevereiro de 2024 às 16:47

A Iniciativa Liberal apresentou este sábado o seu programa eleitoral e promete cheques-creche de 480 euros, e revogação do programa "Mais Habitação".

Com um programa dividido em vários pontos, a Iniciativa Liberal coloca a tónica na redução dos impostos e na desburocratização, bem como na redução do papel do Estado na sociedade. Entre as propostas, recuperam aflat taxe anunciam que, caso vençam as eleições, reverterão o plano "Mais Habitação".

A IL definiu cinco grandes objetivos para a legislatura até 2028: crescimento económico, saúde, educação, habitação e justiça. Um dos pontos em que volta a insistir para ajudar ao crescimento é a introdução de uma taxa única de IRS de 15% (sobre a parte dos rendimentos que exceda o Salário Mínimo Nacional), aflat tax. Mas pretendem ter um sistema gradual, começando com duas taxas de 15% e 28%, de forma a aumentarem "imediataemente o salário líquido". Há também uma proposta para uma redução do IRC para 12% para as empresas, expecto para as grandes multinacionais (15%). Propõe ainda a redução da "carga fiscal sobre os profissionais liberais e os trabalhadores independentes".

Outra das propostas é a criação de "Zonas Económicas Especiais (ZEE) de baixa fiscalidade no interior do país para atrair investimento direto estrangeiro e promover a criação dehubsempresariais". Há ainda propostas de reduzir o imposto sobre o rendimento de capitais para 14,5%.

Para a habitação, a IL promete a reversão das novas normas do Alojamento Local, a reversão do Pacote Mais Habitação no que diz respeito aos arrendamentos forçados, a eliminação do IMT na compra de habitação, reduzir o IVA da construção e colocar os imóveis do Estado "à disposição do mercado de habitação". Rui Rocha garantiu que, caso seja Governo, a primeira medida que vai tomar é a revogação do pacote "Mais Habitação", não por um "instinto de reversão", mas por considerar que a "causa da subida continuada" dos preços das casas em Portugal se deve precisamente à implementação do programa, uma vez que no resto da Europa já começaram a descer.

Já quanto a investimentos, a IL quer executar o projeto TGV e garantir que todas as capitais de distritos ficam a menos de duas horas de distância da cidade do Porto ou Lisboa, instalar sistemas de bicicletas partilhadas.

Quanto ao acesso à saúde, o partido promove um "novo sistema de saúde que integre os setores público, privado e social, onde as pessoas possam escolher onde e por quem querem ser tratadas, com mais acesso e menos espera, sem custos acrescidos além dos existentes como na Holanda ou na Alemanha". Há ainda a proposta de garantir um médico de família para todos até 2028 e recuperar as Parcerias Público-Privadas.

Já as propostas no plano educativo não têm grandes alterações: cheques-creche e cheques ensino, promover o licenciamento de creches, recuperar os exames nacionais no final dos ciclos. Há ainda proposta para "contratar professores aposentados para mitigar a escassez".

"Uma das medidas no nosso programa eleitoral é o 'cheque creche'. (...) Sem custos adicionais, nós vamos pegar na medida 'creche mais' e vamos dizer: 'a partir de agora, há um cheque creche, no valor de 480 euros, e são os portugueses que decidem se a melhor creche para os seus filhos é a creche privada, se é a social ou se é a pública'", indicou Rui Rocha na apresentação do programa, em Lisboa.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela