Secções
Entrar

Feridos de acidente na Madeira não são transferidos hoje para a Alemanha

19 de abril de 2019 às 13:08

O acidente com um autocarro turístico no Caniço, concelho de Santa Cruz, provocou 29 mortos.

Os 16 feridos que ainda se encontram internados, na sequênciado acidente ocorrido com o autocarro turístico na Madeira, na quarta-feira, não vão ser transferidos hoje para a Alemanha, informou fonte do hospital do Funchal.

Miguel Reis, adjunto da direção clínica do hospital do Funchal, disse, em conferência de imprensa, que o estado clínico destes 16 feridos é "estável" e apresenta uma "evolução favorável".

Motorista que conduzia autocarro na Madeira sem álcool no sangue

O motorista que conduzia o autocarro de turismo que capotou na Madeira esta quarta-feira não tinha álcool no sangue. A informação é avançada pelo jornal Expresso. Devido às marcas deixadas no local do acidente, é possível perceber que o motorista tentou travar o autocarro na altura do despiste. Em atualização

O motorista que conduzia o autocarro de turismo que capotou na Madeira esta quarta-feira não tinha álcool no sangue. A informação é avançada pelo jornal Expresso. Devido às marcas deixadas no local do acidente, é possível perceber que o motorista tentou travar o autocarro na altura do despiste. Em atualização


As equipas médicas do hospital do Funchal e clínicos alemães que estão na Madeira a acompanhar a situação das vítimas do acidente com o autocarro ocorrido na quarta-feira, estiveram durante a noite e madrugada a "avaliar a situação clínica individual de cada paciente".

"Oito vítimas estão internadas na Ortopedia, duas na Unidade de Cuidados Intensivos, quatro na Unidade de Cuidados Intermédios Cirúrgicos e duas no serviço Cardiotorácico", adiantou.

Questionado sobre a transferência de feridos para a Alemanha, o médico assegurou que "não ocorrerá durante o dia de hoje", adiantando que, "a acontecer, não será por critérios clínicos, mas por vontade dos próprios".

Segundo Miguel Reis, "não há nenhum critério clínico que justifique a transferência destes doentes para a Alemanha. Isto foi assumido por nós e pela equipa médica [alemã] que está cá no hospital".

O médico adiantou que, "além da escolha e vontade própria do doente, existem questões médico-legais que não dependem do hospital", sem especificar.

Por seu turno, a presidente do conselho administrativo do Serviço Regional de Saúde (Sesaram), Tomásia Alves, afirmou que ainda não chegou à Madeira o avião ambulância que poderá transportar os feridos para a Alemanha.

Das 28 vítimas que dera entrada no hospital na sequência do acidente, 11 já tiveram alta, uma faleceu e 16 continuam internadas. Dos 16 feridos que estão internados, 14 são de nacionalidade alemã e dois portugueses.

O acidente de quarta-feira, no Caniço, concelho de Santa Cruz, provocou 29 mortos.

Os ministros dos Negócios Estrangeiros alemão e português já se deslocaram à Madeira, estando prevista para hoje a visita do Presidente da República português, Marcelo Rebelo de Sousa.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela