Secções
Entrar
Ao minuto

Duas mortes, clientes sem eletricidade e escolas fechadas: tudo sobre o mau tempo

13 de novembro de 2025 às 11:13

Depressão Cláudia muitos causou estragos nas últimas horas; casal de idosos morreu em Fernão Ferro.

Momentos Chave
1 de 5
Equipas investigam estragos causados pela depressão Cláudia
A zona de Setúbal tem sido muito fustigada pelo mau tempo nas últimas horas
Foto: Lusa
Mau tempo causa inundações e estragos em Portugal
Foto: DR
Mau tempo causa inundações e constrangimentos nas estradas
Estradas inundadas e carros afetados pelo mau tempo da depressão Cláudia
Artigos Relacionados
Ao MinutoAtualizado 13 nov 2025
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 21:24

E-REDES diz que há menos de 300 clientes sem energia e dá situação por normalizada

Menos de 300 clientes da E-REDES continuavam sem energia elétrica às 19h50 devido ao mau tempo, informou esta quinta-feira a empresa, para quem a situação ficou normalizada.E-REDES normaliza situação após depressão Cláudia, mas 300 clientes continuam sem energia "A situação decorrente da depressão Cláudia está normalizada, há menos de 300 clientes afetados", indicou a E-REDES num comunicado. Pelas 08h30, cerca de 16 mil clientes de energia elétrica estavam sem abastecimento nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal. Leia o artigo na íntegra
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 19:47

Registadas 1.874 ocorrências até às 17h devido ao mau tempo

Portugal continental registou, até às 17h00 desta quinta-feira, 1.874 ocorrências devido ao mau tempo, que resultaram em duas mortes, um ferido ligeiro e quatro pessoas desalojadas, informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). Mau tempo causa inundações e desalojados em Portugal, com Setúbal e Lisboa mais afetadasCMTV Em comunicado, a ANEPC refere que o balanço diz respeito às ocorrências entre as 14h00 de quarta-feira e as 17h00 de hoje, sendo as sub-regiões mais afetadas a Península de Setúbal, com 498 ocorrências, a Grande Lisboa, com 184, e a Lezíria do Tejo, com 151. Entre as principais tipologias de ocorrências destacam-se 1.111 inundações, 311 quedas de árvores, 190 limpezas de vias, 130 quedas de estruturas e 121 movimentos de massa. Em termos de vítimas, a ANEPC deu conta de , no Seixal, distrito de Setúbal, devido à inundação de uma habitação, e um ferido ligeiro, na sequência de uma queda de árvore no concelho de Serpa, distrito de Beja. Ainda na sequência do mau tempo, três pessoas ficaram desalojadas no concelho Abrantes (distrito de Santarém) e uma em Pombal (distrito de Leiria). Na resposta a estas ocorrências estiveram empenhados 5.721 operacionais, apoiados por 2.192 veículos. Leia a notícia completa
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 19:47

Prejuízos de milhões de euros em café em Albergaria-a-Velha devido a estragos provocados pelo mau tempo

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 19:47
Lusa

Autarca do Seixal lamenta mortes e garante que município está a dar apoio necessário

O presidente da Câmara do Seixal lamentou esta quinta-feira a morte de duas pessoas em Fernão Ferro, na sequência do mau tempo que se fez sentir na zona, e garantiu que o município está a prestar todo o apoio necessário. "Hoje vivemos um dia particularmente difícil no concelho do Seixal. Em meu nome pessoal e em nome de todo o município, expresso o mais profundo pesar e apresento à família e amigos das vítimas as nossas mais sentidas condolências. Estamos a acompanhar de perto tudo o que se passa e a prestar todo o apoio necessário neste momento tão difícil", refere Paulo Silva, numa nota divulgada na rede social Facebook. Um casal, com mais de 80 anos, morreu hoje em Pinhal de General, na freguesia de Fernão Ferro, depois de a casa ter ficado inundada devido à chuva forte que caiu durante a madrugada. Em declarações à agência Lusa, o presidente da Câmara do Seixal adiantou que a habitação, construída numa Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI), está junto a uma linha de água. "Trata-se de uma casa construída clandestinamente, sem qualquer licenciamento camarário, no âmbito do loteamento clandestino do Pinhal do General, que começou nos anos 70", disse o autarca, adiantando que está em curso o processo para a construção das infraestruturas e regularização das linhas de água. A AUGI do Pinhal do General, explicou, é a maior do concelho do Seixal e uma das maiores do país, com três mil lotes, estando a zona identificada na cartografia de riscos.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 19:24
Lusa

Vento forte arrancou cobertura do centro cultural em Gomes Aires no concelho de Almodôvar

Um fenómeno de ventos extremos arrancou esta quinta-feira a cobertura metálica do centro cultural em Gomes Aires, no concelho de Almodôvar, provocando danos em telhados, sem causar feridos e desalojados, disse fonte da Proteção Civil. Fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Baixo Alentejo indicou à agência Lusa que a ocorrência causou danos sobretudo nos telhados das casas situadas na rua do centro cultural e também em cabos elétricos, nesta localidade do distrito de Beja. Para a ocorrência, registada ao final da manhã, foram mobilizados os bombeiros de Almodôvar, o Serviço Municipal de Proteção Civil e a E-redes Segundo o comando sub-regional, também perto de Serpa, no distrito de Beja, na Estrada Nacional 260, o vento forte provocou a queda de uma árvore em cima de um veículo pesado em circulação, causando um ferido ligeiro que foi transportado para o hospital de Beja.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 18:41

Tempestade Cláudia deixa avenida inundada e carros submersos em Fernão Ferro

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 18:37

Autoeuropa inundada devido à forte precipitação

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 18:11
Lusa

Chuva provoca 93 ocorrências no Médio Tejo incluindo desalojamentos

O Comando Sub-Regional do Médio Tejo registou entre as 00:00 e as 16:00 desta quinta-feira 93 ocorrências relacionadas com a depressão Cláudia, que levou chuva intensa à região, provocando dezenas de inundações e deixando três pessoas desalojadas em Abrantes. Em declarações à Lusa, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, David Lobato, explicou que Abrantes, no distrito de Santarém, é o município mais afetado na sub-região, com 33 ocorrências registadas até às 16:00, seguindo-se Sardoal e Ourém, com 14 e 12, respetivamente, Entroncamento, com nove, Torres Novas, com sete, e Tomar, com seis ocorrências. "Desde as 00:00, temos 93 ocorrências, das mais diversas tipologias, com muitas inundações, desobstruções e quedas de árvores. O mais significativo continua a ser Abrantes, onde cinco pessoas foram retiradas das suas habitações devido à entrada de água, sendo três desalojados e dois deslocados", declarou. Segundo o responsável, as pessoas afetadas foram realojadas em casa de familiares, até ser possível regressarem às suas habitações. Não há feridos a registar. No total, no Médio Tejo, o número de ocorrências passou de 64, às 11:00, para 93, às 16:00, com as ocorrências a incidirem em inundações (42 no total), quedas de árvores (19) e limpezas de via (12), disse David Lobato. "Os danos materiais são bastantes, como foi visível durante o dia. Nas próximas horas, a previsão é que a situação se mantenha um bocadinho mais aliviada, mas ainda com vento e com chuva", acrescentou.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 16:57
Lusa

Linha ferroviária da Beira Baixa cortada no concelho da Covilhã

A circulação ferroviária na Linha da Beira Baixa está interrompida entre a Covilhã e Tortosendo, no mesmo concelho, no distrito de Castelo Branco, após o descarrilamento de um comboio, sem feridos, segundo a Infraestruturas de Portugal (IP). "O comboio ia sem passageiros, só com a tripulação, e não há feridos", indicou à Lusa fonte da IP. Este troço da Linha da Beira Baixa encontra-se interrompido desde as 12:49, segundo informação da empresa, disponibilizada pelas 16:00. Também na Linha da Beira Baixa, esteve suspensa a circulação no troço entre Abrantes e Alferrarede (no mesmo concelho), no distrito de Santarém, desde as 12:00, "devido à queda de um posto de iluminação para a via". Segundo fonte da CP -- Comboios de Portugal, o serviço foi retomado às 15:50. A Linha da Beira Baixa assegura a ligação ferroviária entre as estações de Entroncamento (Santarém) e Guarda.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 16:56
Lusa

Tornado afetou 10 casas em Nisa mas sem causar desalojados

Um fenómeno de ventos extremos, que o presidente da Câmara de Nisa, José Dinis Serra, classifica como "um tornado", afetou hoje 10 habitações de uma aldeia daquela região, mas sem registo de desalojados, indicou o autarca. Em declarações à agência Lusa, José Dinis Serra explicou que o fenómeno meteorológico "afetou principalmente" a aldeia de Falagueira, naquele concelho alentejano no distrito de Portalegre, tendo o Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Alto Alentejo recebido o alerta pelas 13:39. "Foi um tornado que passou aqui, principalmente pela Falagueira, com incidências em várias casas, também houve incidentes na freguesia de Santana, mas o maior registo é, sem dúvida, na freguesia de São Matias, aldeia da Falagueira", disse. Segundo o presidente da Câmara, 10 habitações "ficaram completamente a descoberto em termos das suas coberturas" e foram envolvidos meios municipais para fazerem uma "intervenção imediata" nesses locais de forma a "minimizar o impacto" para as "pessoas que preferem não abandonar as suas casas". "Não existe ninguém desalojado, existem habitações que não estão totalmente habitáveis, mas já existiu a solidariedade da parte de familiares ou de vizinhos para albergar", acrescentou José Dinis Serra.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 16:45
Lusa

Faro é o concelho do Algarve com mais ocorrências

Faro foi o concelho do Algarve onde se registaram esta quinta-feira mais ocorrências devido ao mau tempo, apesar de a chuva e o vento forte terem também causado inundações e quedas de árvores noutros municípios, “As principais ocorrências decorrem da situação de precipitação intensa que afeta o Algarve e o registo que temos foi, na maior parte, de inundações, quedas de árvores e algumas estruturas móveis, mas essencialmente inundações no meio urbano, e Faro foi o município mais afetado”, afirmou à Lusa a mesma fonte. Segundo a fonte do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Algarve, embora tenha sido “uma situação transversal a vários municípios, Faro foi aquele que teve registo de mais ocorrências”, sublinhou, acrescentando que não há feridos a registar devido ao mau tempo. Questionada sobre o número de ocorrências registadas no distrito de Faro, a mesma fonte respondeu que o mau tempo já causou 92 solicitações de apoio por parte da população, no decorrer das últimas 24 horas.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 15:33

Sete mil clientes da E-REDES ainda sem eletricidade às 15 horas

Cerca de sete mil clientes da E-REDES continuavam sem energia elétrica cerca das 15:00 devido ao mau tempo, sendo os distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal os mais afetados, informou a empresa. De acordo com uma nota da E-REDES, a situação nos distritos de Santarém e Setúbal está "em franca recuperação". Às 12:30, ainda eram cerca de 13 mil os clientes sem energia elétrica, depois de, cerca das 08:00, esse número ter chegado aos 20 mil.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 15:26

“A água já estava acima da porta”: homem não conseguiu tirar carro da rua na Margem Sul

Morador diz que carro “vai começar a apodrecer por baixo”.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 15:25

Derrocada de muro em Famalicão causa danos em viatura

Queda do muro em Pousada de Saramagos deu-se pelas 06h30 desta quarta-feira e deixou um veículo parcialmente suspenso com danos.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 15:25

Rua algarvia inundada devido à chuva forte

Mau tempo deixou a rua de São Luís em Faro, completamente inundada. No local encontram-se técnicos da Fagar e a Polícia.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 15:15

Cadeiras de esplanada derrubadas e ramos de árvores no chão: os efeitos do mau tempo em Olhão

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 15:05

Proteção Civil faz ponto de situação

Portugal continental registou, até às 13:00 desta quinta-feira, 1.292 ocorrências devido ao mau tempo, que resultaram em duas mortes, um ferido ligeiro e nove pessoas desalojadas, informou a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC). O ponto de situação foi feito pelo comandante nacional de Emergência e Proteção Civil, Mário Silvestre, aos jornalistas, na sede da ANEPC, em Carnaxide, Oeiras, distrito de Lisboa, pelas 13:30, o qual referiu as inundações, as quedas de estruturas, as quedas de árvores e limpezas de via, como as ocorrências em maior número, tendo sido também efetuados três salvamentos terrestres e cinco aquáticos. Em termos de vítimas, o responsável apontou para duas mortes em Fernão Ferro, no Seixal, distrito de Setúbal, devido à inundação de uma habitação, e para um ferido ligeiro, na sequência de uma queda de árvore no concelho de Serpa, distrito de Beja.  Quanto ao número de desalojados, Mário Silvestre referiu que houve cinco na Região do Médio Tejo, no concelho de Abrantes, e quatro na Lezíria do Tejo, na localidade de Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, ambos os casos no distrito de Santarém.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 14:59

Marcelo Rebelo de Sousa lamenta a morte dos dois idosos

Marcelo Rebelo de Sousa lamentou a morte dos dois idosos em Fernão Ferro, na sequência do mau tempo que esta quinta-feira tem assolado o país. Numa nota publicada no site da Presidência o Chefe de Estado deixou uma mensagem de condolências à família, aludindo, por outro lado, a precariedade em que vivem alguns "setores mais idosos da população".  Leia mais .
Marcelo Rebelo de Sousa deixou as condolências à família Lusa
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 14:26
Lusa

Leiria: inundações e quedas de árvores

Em Leiria, inundações e quedas de árvores condicionaram a circulação em algumas estradas do concelho, revelou o vereador da Proteção Civil, Luís Lopes. Sem registo de vítimas ou acidentes associados ao mau tempo, o vereador adiantou que, entre as 00h00 e as 10h, hora do pico da depressão Cláudia, registaram-se 32 ocorrências, sobretudo inundações em habitações e indústrias, quedas de árvore e movimentação de massas. Uma das situações mais graves foi numa fábrica em Regueira de Pontes, com entrada de água a 30 centímetros de altura, explicou Luís Lopes. "Também no Centro Social e Paroquial de Regueira de Pontes, uma sala que dá para o centro de dia, ficou inutilizada, mas tudo o resto está a funcionar com normalidade", informou. O vereador disse ainda que se encontram várias estradas condicionadas: "Algumas estradas rurais têm a circulação suspensa, como as dos campos do Lis". A circulação ferroviária na linha do Oeste, entre a Estação e a Ortigosa, também se encontra suspensa devido a um aluimento de terras. "Entre as 15h e as 18h espera-se um desagravamento das condições meteorológicas. Durante esse tempo haverá alguma precipitação intensa, menor do que a registada até agora", disse.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 14:15

De norte a sul do País a depressão Cláudia não dá tréguas: As imagens do mau tempo em Portugal

A Depressão Cláudia está a atingir Portugal continental e o arquipélago da Madeira desde esta quarta-feira. A chuva intensa e persistente que se fez sentir na madrugada desta quinta-feira colocou esta manhã 14 distritos sob aviso laranja. Setúbal e Santarém estiveram sob aviso vermelho até às 10h.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 13:44

Campo do Botafogo Futebol Clube desabou

O Botafogo Futebol Clube, com sede na Quinta do Anjo, em Palmela, mostrou nas redes sociais imagens dos estragos causados pelo mau tempo. "O nosso campo, símbolo da nossa terra, cedeu. A tempestade que ocorreu esta noite veio e deixou estragos pelo caminho. Já estamos a fazer os possíveis para resolver a situação junto das autoridades competentes", pode ler-se no Facebook oficial do clube. 
Campo do Botafogo Futebol Clube cedeu com a intempérie Botafogo Futebol Clube/Facebook
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 13:27

Chuva e vento causam inundações e quedas de árvores em Faro

O mau tempo está a causar inundações e quedas de árvore no Algarve, tendo afetado nas últimas horas sobretudo a zona de Faro, mas sem registo de vítimas, disse à Lusa fonte da Proteção Civil regional. Segundo a mesma fonte, a zona de Faro foi afetada a partir das 12:00 por chuva e vento fortes, que causaram inundações no espaço público e queda de árvores, mas o número de ocorrências não está ainda contabilizado. Depois de uma manhã em que o barlavento (oeste) algarvio foi mais afetado, a depressão Cláudia prosseguiu em direção ao sotavento (este) e os pedidos de ajuda têm estado a chegar às equipas de emergência, mas relacionadas com "ruas inundadas e quedas de árvores", sem registos de vítimas, em Faro, indicou.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 13:26

Comboios já circulam na Linha do Norte, mas com "atrasos significativos"

A circulação ferroviária na Linha do Norte entre o Entroncamento e Riachos (Torres Novas), que estava hoje interrompida devido a um problema na sinalização provocado pelo mau tempo, foi retomada pelas 12:30, informou a CP - Comboios de Portugal. Segundo a empresa, apesar da reposição do serviço nestes concelhos do distrito de Santarém, registam-se "atrasos significativos".
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 13:25

Mais de cem ocorrências na Lezíria do Tejo até ao meio-dia

O mau tempo provocou até às 12:00 de hoje 105 ocorrências na Lezíria do Tejo, a maioria inundações, e levou ao corte da Estrada Nacional 114, segundo o Comando sub-regional local da Proteção Civil. Fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil indicou que, entre a meia-noite e as 12:00, foram registadas 83 inundações, cinco movimentos de massa, três quedas de árvores, duas quedas de estruturas, oito limpezas de via e quatro salvamentos aquáticos, que consistiram na retirada de veículos presos pela água. De acordo com a proteção civil, a Estrada Nacional 114 está cortada entre Almeirim e Raposa, e foram deslocadas pessoas cujas habitações ficaram inundadas na Glória do Ribatejo, concelho de Salvaterra de Magos, informou o Comando sub-regional da Lezíria do Tejo, que abrange os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos, Santarém e Azambuja. Até ao meio-dia, as operações mobilizaram 219 bombeiros e 99 veículos e não foram acionados planos municipais de emergência, nem há registo de cortes de eletricidade ou comunicações. Também não há informação sobre ocorrências em centros comerciais ou outras infraestruturas.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 13:24

Casa dos idosos que morreram seria uma construção ilegal

Os dois idosos de 88 anos que morreram na manhã desta quinta-feira dentro de casa, em Fernão Ferro, na sequência do mau tempo, viviam numa casa que estaria numa situação de "construção ilegal", segundo revelou Joaquim Tavares, vereador da Proteção Civil. Questionado sobre o que poderia ter sido feito para evitar a tragédia, Joaquim Tavares referiu que "desde logo podiam não ter havido estas construções". "É uma situação particular de grande intensidade que originou este problema da casa ficar inundada", acrescentou.
Idosos morram numa habitação cuja construção seria ilegal Lusa
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 13:09

Portas de vidro de Centro Comercial Évora Plaza destruídas pelo mau tempo

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 12:56

Chuva provoca 64 ocorrências no Médio Tejo e dois desalojados em Abrantes

O Comando Sub-Regional do Médio Tejo registou entre as 00:00 e as 11:00 desta quinta-feira 64 ocorrências relacionadas com a depressão Cláudia, com a chuva intensa a provocar dezenas de inundações e dois desalojados no concelho de Abrantes. Em declarações à Lusa, o comandante sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Médio Tejo, David Lobato, explicou que Abrantes, no distrito de Santarém, foi o município mais afetado, com 26 ocorrências, seguido de Ourém, com 10. "Desde as 00:00, temos 64 ocorrências, com muitas inundações, desobstruções e quedas de árvores. O mais significativo continua a ser Abrantes, onde se registaram dois desalojados e três deslocados devido à entrada de água nas habitações", declarou. Segundo o responsável, as pessoas afetadas foram realojadas em casa de familiares, até ser possível regressarem às suas habitações. "Temos 10 quedas de árvores, dois desabamentos de estruturas edificadas, cinco limpezas de via, uma operação de resgate aquático e 31 inundações", detalhou, sublinhando que não há vias cortadas, mas várias zonas com lençóis de água e ribeiras transbordadas, especialmente em Alferrarede, no concelho de Abrantes.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 12:48

Aluimento de terra suspende circulação de comboios na Linha do Oeste

A circulação ferroviária na linha do Oeste, entre Louriçal (Pombal) e Amieira (Soure), está suspensa desde as 11:30 devido a um aluimento de terras provocado pelo mau tempo. Segundo a CP, pelas 12:15, estava a caminho do local a maquinaria necessária para a intervenção que o local precisa. A Linha do Oeste é um troço ferroviário que liga a estação de Agualva-Cacém, na Linha de Sintra, à estação de Figueira da Foz, em Portugal.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 12:45

Árvore de grande porte cai e danifica carros na Ajuda

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 12:29

Montenegro lamenta morte de casal de idosos

Luís Montenegro deixou nas redes sociais uma mensagem de pesar, na sequência da morte do casal de idosos esta madrugada em Fernão Ferro, devido ao mau tempo. O primeiro-ministro deixou condolências aos familiares e amigos das vítimas. "Foi com uma profunda tristeza que recebi a notícia do falecimento de um casal de idosos em Fernão Ferro, Seixal, fruto da tempestade Cláudia. Não há palavras que consolem a angústia do momento. Sentidas condolências, em meu nome e do Governo de Portugal, aos familiares e amigos", escreveu o líder do Executivo no X.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 12:18

Ruas alagadas durante madrugada em Armação de Pêra

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 12:03

Chuva intensa inunda ponte em Oliveira do Bairro e impede travessia de viaturas

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:59

Balanço às 11 horas: dois mortos, cinco pessoas deslocadas e 918 ocorrências

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou até às 11:00 desta quinta-feira dois mortos, cinco pessoas deslocadas de duas habitações inundadas e 918 ocorrências, enquanto 13 mil clientes continuavam sem energia elétrica, refere José Costa, da ANEPC, à Lusa. No total, até às 11:00, foram registadas em Portugal 918 ocorrências, das quais 594 foram inundações e 140 foram quedas de árvore,  A região de Lisboa e Vale do Tejo foi a mais afetada pela depressão Cláudia, com 540 ocorrências. Na região Centro foram contabilizadas 263 ocorrências. No Norte registaram-se 66, no Alentejo 19 e no Algarve 31, de acordo com a ANEPC. Pelas 10:30, a E-REDES contabilizava 13 mil clientes afetados pela falha de energia elétrica, sobretudo nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, segundo fonte oficial da empresa.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:55

Bispo de Setúbal lamenta morte de casal em Fernão Ferro

O bispo de Setúbal lamentou esta quinta-feira a morte de um casal de octogenários em Fernão Ferro, no concelho do Seixal, durante o mau tempo que se tem feito sentir nas últimas horas. "Com enorme tristeza recebi a notícia da morte de um casal de octogenários, hoje, em Fernão Ferro, Seixal, em consequência do mau tempo que tem atingido a nossa Diocese de Setúbal. Esta tragédia [...] deixa a nossa comunidade mais pobre e mais silenciosa", escreve o cardeal Américo Aguiar numa nota divulgada esta manhã. Leia mais .
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:49

Bombeiros encontraram casal de idosos em paragem cardiorrespiratória

Contactado pela agência Lusa o comandante Sérgio Moura, do Comando Sub-Regional da Península de Setúbal, contou que o alerta para a situação do casal de idosos, que foi inicialmente noticiada pelo , foi dado às 08:52. "Os meios tiveram dificuldades em chegar ao local devido a inundações na via pública. Primeiro, houve a necessidade de resolver a situação para que os meios conseguissem passar", contou. De acordo com Sérgio Moura, quando os meios de socorro chegaram ao local a casa estava submersa e o casal de idosos em paragem cardiorrespiratória. No local, estão os Bombeiros do Seixal, o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e a Guarda Nacional Republicana (GNR).
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:45

Circulação de comboios na Linha do Norte suspensa entre Riachos e Entroncamento

A circulação ferroviária na linha do Norte, entre Riachos (Torres Novas) e Entroncamento, está suspensa desde as 10:00 devido a problemas na sinalização provocados pelo mau tempo, informou a CP. A avaria na sinalização já tinha interrompido a circulação entre Entroncamento e Santarém entre s 02:00 e as 10:00, mas depois foi retomada, com os comboios a circularem a uma velocidade mais reduzida (marcha à vista), segundo a Infraestruturas de Portugal. A suspensão na circulação provocou "atrasos significativos", segundo a CP, que apela à compreensão dos utilizadores. O mau tempo que se faz sentir provocou também um abatimento de via que condicionou a circulação ferroviária entre o Pinhal Novo e Poceirão, na Linha do Alentejo. A circulação chegou a estar suspensa por cerca de 20 minutos, até às 09:30, altura em que os comboios voltaram a circular neste troço, nos dois sentidos, mas apenas numa das vias.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:36

Prolongados avisos de agitação marítima e vento fortes para a Madeira

A capitania do Porto do Funchal prolongou esta quinta-feira os avisos de agitação marítima e vento fortes para a orla marítima do arquipélago da Madeira até às 06:00 de sexta-feira. Os avisos anteriores estavam indicados até às 18:00 de hoje, tendo o prolongamento por base as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para a situação geral do estado do tempo (vento e mar). O aviso de visibilidade má foi cancelado, passando a ser "moderada, por vezes fraca", refere a autoridade marítima regional.  Sobre o vento, indica que deve ser "muito fresco a forte, por vezes muito forte (63 a 74 quilómetros por hora) durante a manhã, tornando-se gradualmente fresco a muito fresco, por vezes forte (51-61 quilómetros por hora) a partir do meio da manhã".
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:29

Exterior da casa onde morreram idosos de 88 anos ficou completamente alagado

Equipa da CMTV está no local. Zona onde dormiam as vítimas mortais alagou, encurralando-as e não lhe dando possibilidade de escapar.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:18

Proteção Civil registou 415 ocorrências entre as 00:00 e as 08:00

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou entre as 00:00 e as 08:00 de hoje 415 ocorrências, a maioria das quais relacionadas com inundações e registadas na região de Lisboa e Vale do Tejo. Em declarações à Lusa, José Costa, da ANEPC, explicou que foram registadas 307 inundações e 48 quedas de árvores, relacionadas com a precipitação e o vento, devido à depressão Cláudia, que afeta desde quarta-feira Portugal continental e o arquipélago da Madeira com chuva, vento e agitação marítima fortes, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O comandante observou que "a região mais afetada foi Lisboa e Vale do Tejo, com 300 ocorrências", bem como a "sub-região da Península de Setúbal, com 175". Nos distritos de Santarém e Setúbal, o IPMA emitiu um aviso vermelho, o mais grave, de chuva por vezes forte e persistente, que esteve em vigor até às 10:00 de hoje. Nos distritos de Portalegre, Évora e Beja, o aviso laranja vai estar em vigor até às 12:00, devido à "precipitação, por vezes forte e persistente". Em Faro o aviso laranja estende-se até às 15:00 de hoje.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:17

Retomada circulação de comboios na Linha do Norte

A circulação ferroviária foi retomada pelas 10:00 entre o Entroncamento e Santarém, na Linha do Norte, mas os comboios circulam a uma velocidade mais reduzida, informaram a Infraestruturas de Portugal e a CP, citadas pela Lusa. Segundo a Infraestruturas de Portugal, depois de estarem parados desde as 07:00, entre Entroncamento e Santarém, devido a uma avaria no sistema de sinalização, os comboios retomaram a marcha pelas 10:00, embora com uma velocidade reduzida, por precaução (marcha à vista). A suspensão na circulação provocou "atrasos significativos", segundo a CP, que apela à compreensão dos utilizadores. O mau tempo que se faz sentir provocou um abatimento de via que está a condicionar a circulação ferroviária entre o Pinhal Novo e Poceirão, na Linha do Alentejo. A circulação chegou a estar suspensa por cerca de 20 minutos, até às 09:30, altura em que os comboios voltaram a circular neste troço, nos dois sentidos, mas apenas numa das vias.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:08

Cerca de 16 mil pessoas ainda sem eletricidade em Lisboa, Santarém e Setúbal

Cerca de 16 mil clientes de energia elétrica estavam , às 08:30, nos distritos de Lisboa, Santarém e Setúbal, informou a E-REDES. Esta situação representa uma melhoria face ao que se registava às 08:00, quando cerca de 20 clientes estavam sem energia, oito mil só no distrito de Setúbal.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:07

Dois idosos morrem em casa inundada em Fernão Ferro: a reportagem do NOW

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:06

Casal de idosos morre em casa inundada devido ao mau tempo em Fernão Ferro

Dois idosos, de 88 anos, morreram na manhã desta quinta-feira dentro de casa, em Fernão Ferro, Seixal, na sequência do mau tempo que se faz sentir no País. Segundo apurou o CM, a zona onde dormiam alagou e as vítimas ficaram encurraladas e não conseguiram escapar. Leia mais .
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:05

Carros praticamente submersos em estrada alagada em Sesimbra

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:04

Relâmpagos iluminam A1 no Porto

13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:03

20 mil pessoas sem eletricidade

O mau tempo desta madrugada deixou sem eletricidade cerca de 20 mil pessoas nas zonas de Lisboa, Santarém e Setúbal, sendo este o distrito mais afetado, segundo a empresa E-REDES. Em Setúbal estavam, pelas 08:00, , de acordo com a E-REDES. A empresa garante que as suas equipas estão "em vigilância permanente e mobilizadas no terreno" para uma rápida resolução da situação.
13 nov 2025 13 de novembro de 2025 às 11:01

Mais de 60 ocorrências entre as 4h30 e as 7 da manhã

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) registou mais de 60 ocorrências entre as 04:30 e as 07:00 relacionadas com a chuva forte por causa da depressão Claudia, sobretudo inundações da via pública. De acordo com informação disponível no site da ANEPC, pelas 07:00, a maioria das ocorrências foram registadas na região Oeste, Leiria, Coimbra, Área Metropolitana de Lisboa e península de Setúbal. Leia mais .
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela