Secções
Entrar

Encontrado corpo de britânico desaparecido há 19 dias

08 de setembro de 2018 às 13:13

O corpo do britânico desaparecido na barragem de Santa Clara, no concelho de Ourique, foi encontrado a boiar nas águas da albufeira.


O corpo do britânico desaparecido há 19 dias na barragem de Santa Clara, no concelho de Ourique, foi hoje encontrado a boiar nas águas da albufeira, disse fonte dos bombeiros à agência Lusa.

1 de 3
Foto: D.R.
Vila Nova de Gaia, Sapadores Bombeiros, Bombeiros Voluntários de Coimbrões, questões sociais, acidentes e desastres, incêndios

Segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Ourique, Mário Baptista, o corpo veio à superfície e foi encontrado a boiar nas águas e perto das margens da albufeira por um funcionário de uma propriedade situada junto à barragem e que alertou a corporação às 9h30.

Os bombeiros deslocaram-se ao local e alertaram as autoridades e, cerca das 12h00, aguardavam a chegada de elementos da Polícia Judiciária e do Núcleo de Investigação Criminal da GNR para se poder retirar o corpo das águas da barragem, disse o comandante.

Depois de retirado das águas e feitas as perícias necessárias pela Polícia Judiciária e pela GNR, o corpo será transportado pelos bombeiros para o Gabinete Médico-Legal e Forense do Baixo Alentejo, no hospital de Beja, para ser autopsiado, adiantou o comandante.

As buscas para encontrar o britânico, de 29 anos, que estava desaparecido desde o passado dia 20 de Agosto, após ter caído à água na barragem de Santa Clara, no concelho de Ourique, no distrito de Beja, no Alentejo, terminaram na passada quarta-feira e sem que o corpo tivesse sido encontrado.

Mário Batista tinha dito à Lusa que as autoridades decidiram terminar as buscas na quarta-feira, às 19h00, porque, através de vários meios, havia sido batida a área da barragem referenciada e que devia ser batida sem que o corpo tivesse sido encontrado.

As buscas, que decorreram durante 17 dias, envolveram uma média diária de 50 a 60 elementos apoiados por 21 veículos e seis embarcações de várias entidades, nomeadamente dos bombeiros voluntários de Ourique, Odemira, Beja, Mértola, Serpa, Moura, Aljustrel e Carcavelos, das unidades de salvamento aquático de Faro, Portalegre, Santarém, Leiria e Setúbal, da Força Especial de Bombeiros, da GNR e do Instituto Nacional de Emergência Médica.

Segundo Mário Batista, o homem integrava um grupo de 10 pessoas de nacionalidade britânica que estava a navegar na barragem, sendo que seis seguiam a bordo de uma embarcação e quatro numa bóia, tipo banana, que era rebocada pelo barco.

"As quatro pessoas que estavam na bóia caíram à água, tendo três voltado para o barco e um homem está dado como desaparecido", explicou.

O alerta para o desaparecimento foi dado às 16h54 de 20 de Agosto, tendo sido iniciadas as buscas, que foram sendo suspensas ao final da tarde e retomadas ao início da manhã dos dias da operação e terminaram na quarta-feira.

Segundo a cadeia de televisão Sky News, o britânico estava a passar férias no sul de Portugal com a família de Jon Hunt, milionário do ramo imobiliário do Reino Unido e fundador da Foxtons, uma das principais agências imobiliárias do país.

Já o jornal britânico Telegraph indicou que o homem, que era amigo do filho de Jon Hunt, estava a passar férias com a família na zona de Ourique, onde o empresário britânico possui várias propriedades.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela