Secções
Entrar

Efeito João Ferreira? Em Lisboa a CDU ficou atrás do Chega por 11 votos

Diogo Barreto 13 de outubro de 2025 às 08:06

Os comunistas conseguiram um vereador, enquanto o partido de André Ventura fica com dois.

Nas eleições legislativas de março deste ano o Chega conseguiu 45.740 votos em Lisboa, três vezes mais do que a coligação da CDU (PCP-PEV) que teve apenas 11.552 votos. Seis meses depois, a situação é muito diferente. O Chega reduziu para quase metade a sua votação, ficando com 26.780 votos. Já a CDU mais do que duplicou a sua votação, conseguindo 26.769 votos. Em termos de vereadores estas votações traduzem-se para um vereador para os comunistas e dois para o Chega. A diferença de um para dois vereadores? 11 votos.
ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
Nas redes sociais há quem atribua esta situação ao apelo que foi feito pela coligação de Alexandra Leitão pelo voto útil, enquanto outros acusam a CDU de ser a responsável pela vitória de Carlos Moedas. Mas a verdade é que a CDU tem quase duas vezes maior expressão autárquica em Lisboa (em que conquistou 10,09% dos votos) do que a nível nacional (5,74%). Já o Chega consegue a nível autárquico um resultado modesto quando comparado ao conseguido nas legislativas, passando de 22,76% dos votos para 11,86%.
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela