Secções
Entrar

"Nunca vi tanta gente morrer em tão curto espaço de tempo"

Diogo Camilo 18 de janeiro de 2021 às 14:14

Ricardo Baptista Leite é médico e voluntário na zona covid-19 do Hospital de Cascais e expressou num vídeo a "enorme frustração" de ver "decidir quem são os doentes que vão ter acesso a ventilação", determinando quem vive e quem morre.

"Porra para isto!". É o desabafo do médico e deputado do PSD, Ricardo Baptista Leite, que tem prestado serviço como voluntário no serviço de urgência da Covid-19 no Hospital de Cascais. Após 12 horas de trabalho, o ministro-sombra do PSD para a Saúde disse este sábado que nunca viu "tanta gente morrer em tão curto espaço de tempo", um "cenário de guerra" em que "estamos a perder".

JOSÉ SENA GOULÃO/LUSA

Em vídeo, um dia depois, Ricardo Baptista Leite expressou a "enorme frustração e angústia" que sentia ao sair do covidário do Hospital de Cascais, onde são tratados os suspeitos e casos de covid-19 e onde é voluntário desde o início da pandemia.

"A verdade que vos tenho a dizer é que nunca assisti a tantas mortes, na minha vida profissional, num tão curto espaço de tempo como no dia de ontem."

O deputado social-democrata aponta que é "demolidor" ver médicos a terem de "decidir quem são os doentes que vão ter acesso a ventilação e quem não vai", determinando assim "quem vive e quem morre" por falta de camas em unidades de cuidados de intensivo e falta de vagas de internamento em hospitais.

"Ver os colegas exaustos, muitos a chorar, por não aguentarem mais. E o número de doentes apenas continuava a aumentar, a aumentar, a aumentar, à medida que iam entrando no serviço", diz Ricardo Baptista Leite.

O médico infeciologista refere que esta é apenas uma amostra daquilo que Portugal está atravessar neste momento, com o constante aumento de novos casos de covid-19 no país.

"Depende de cada um de nós ficar em casa, mas este confinamento não está a funcionar", critica, defendendo que é necessário "aumentar o confinamento já" através de um isolamento de três semanas semelhante ao que Portugal teve em março, com fecho das escolas, apoios a empresas e aumento significativo de testagem à covid-19.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela