A Edição Diária no seu e-mail
De Sábado a Sábado, receba no seu e-mail um resumo das notícias mais relevantes do dia.
Subscreva Já
De Marques Mendes a Assunção Cristas: As figuras de direita que vão votar pelo "seguro"
António José Seguro venceu a primeira volta das eleições presidenciais com 31%, disputando a segunda volta com André Ventura a 8 de fevereiro.
Há cerca de uma semana, desde que se conheceram os resultados da primeira volta das eleições presidenciais que deram a vitória a António José Seguro, candidato apoiado pelo Partido Socialista (PS) e o segundo lugar a André Ventura, candidato apoiado pelo Chega, que se tem questionado as intenções de voto de figuras e líderes da direita para a segunda volta, a 8 de fevereiro. Há 40 anos que o país não ia a uma segunda volta em eleições presidenciais, tendo sido a última disputada em 1986 entre Diogo Freitas do Amaral e Mário Soares, dando a vitória ao socialista.
Marques Mendes e Assunção Cristas sobem ao palco em Portugal
JOSE COELHO/LUSA
"Não-socialistas por Seguro"
Entretanto, mais de duas centenas de figuras da área política "não-socialista" lançaram sábado uma carta aberta de apoio a António José Seguro, elogiando-o pela moderação e sublinhando que André Ventura não os representa. Numa carta intitulada "Não-socialistas por Seguro", 250 personalidades lembram que, apesar de também haver uma segunda volta, as eleições deste ano "não podiam ser mais diferentes" das de 1986, uma vez que não estão frente a frente um candidato de centro-esquerda e outro de centro-direita, mas sim um nome de centro-direita e outro das "direitas radicais". Entre os signatários constam nomes como o do advogado Adolfo Mesquita Nunes, os antigos ministros António Capucho, Miguel Poiares Maduro e Arlindo Cunha, a antiga vereadora da Câmara de Lisboa Filipa Roseta, o historiador José Pacheco Pereira, a futebolista Francisca Nazareth, o humorista José Diogo Quintela, os escritores Miguel Esteves Cardoso, Henrique Raposo, Pedro Mexia, Afonso Reis Cabral, Rita Ferro e Francisco José Viegas. Com Agência Lusa. Nota: Notícia atualizada dia 26 de janeiro após ser conhecida a intenção de voto de Aníbal Cavaco Silva e Paulo Portas.Artigos Relacionados
Tópicos
voto
Candidato à presidência da República
candidato
Presidência da República
António José Seguro
Assunção Cristas
Henrique Gouveia e Melo
André Ventura
CDS - Partido Popular
Partido Social Democrata
Porto
Lisboa
Campolide
Artigos recomendados
As mais lidas
Albufeira. Presidente da câmara do Chega nomeia irmã
22 de janeiro de 2026 às 12:43Marco Alves
Filho de David Beckham arrasa pais: "A minha mãe dançou de forma inadequada sobre mim e à frente de todos"
20 de janeiro de 2026 às 08:12Record
Que bem se está na Margem Sul
21 de janeiro de 2026 às 23:00Luísa Oliveira
Miguel Milhão investe 264 mil euros num novo jornal
23 de janeiro de 2026 às 07:00Diogo Barreto
"Volksvargas". Quem é o homem processado pelo primeiro-ministro
22 de janeiro de 2026 às 19:34Marco Alves