Secções
Entrar

Covid-19: Teatros e cinemas podem reabrir na segunda-feira mas poucos o farão

30 de maio de 2020 às 11:27

As regras para a reabertura das salas de espetáculo e eventos culturais ao ar livre exigem máscaras, lugares marcados, definição de vias de entrada e de saída, limpeza e desinfeção das instalações e recintos.

As salas de cinema e de espetáculos em Portugal podem reabrir a partir de segunda-feira, ao fim de quase três meses encerradas, mas, de acordo com um levantamento feito pela Lusa, poucas o farão nesse dia.

As regras para a reabertura das salas de espetáculo e eventos culturais ao ar livre, divulgadas esta semana, exigem máscaras, lugares marcados, definição de vias de entrada e de saída, limpeza e desinfeção das instalações e recintos.

Os organizadores de espetáculos e os titulares de salas, como cinemas e teatros, têm de assegurar a existência de "planos de contingência", garantir "higienização completa das salas, antes da abertura de portas e logo após o final de cada sessão", assim como "limpeza e desinfeção periódica das superfícies", de instalações sanitárias e de "pontos de contacto".

As salas que reabrirem já têm de o fazer com a lotação reduzida, respeitando as regras definidas pela Direção-Geral da Saúde.

Da rede de exibição cinematográfica, os cinemas Ideal (Lisboa) e Trindade (Porto) já tinham anunciado a reabertura deportas na segunda-feira, com programação, mas o mesmo não aconteceu ainda com as exibidoras que detêm grande parte do mercado de exibição, como a NOS Cinemas, a Cineplace ou a UCI.

A NOS Cinemas, na sexta-feira, anunciou que as salas que explora "não abrirão na próxima segunda-feira", sem avançar uma data para a reabertura.

A Medeia Filmes anunciará na segunda-feira as condições de reabertura do cinema Nimas, em Lisboa, e a programação das primeiras quatro semanas, numa sessão que vai encerrar com a exibição da cópia digital restaurada do filme "A Cidade Branca" (1983), de Alain Tanner.

O espetáculo "Deixem o Pimba em Paz", com Bruno Nogueira e Manuela Azevedo, que terá participações especiais de Salvador Sobral e Samuel Úria, vai 'reabrir' o Campo Pequeno, em Lisboa, na segunda-feira, enquanto sala de espetáculos.

Parceria entre a Everything is New, a Força de Produção, o Campo Pequeno e a Audiomatrix, esta versão de "Deixem o Pimba em Paz" repete na terça-feira. Para o mesmo local, está já marcado um outro concerto: de Dino D'Santiago, no dia 06 de junho.

A reabertura do Coliseu de Lisboa, em 13 de junho, será marcada com um espetáculo de Pierre Aderne e dos músicos da Rua da Pretas, com músicos e espectadores em palco, "com uma lotação muito reduzida".

Também em Lisboa, o Centro Cultural de Belém remeteu para breve informações sobre as condições de reabertura dos auditórios, capacidade de assistência, regras de palco e sobre a programação, e a Fundação Calouste Gulbenkian indicou que está a fazer testes de palco com instrumentistas, remetendo para a primeira quinzena de setembro o anúncio da nova temporada de música.

No Teatro Nacional de São Carlos, que tutela o coro e a Orquestra Sinfónica Portuguesa, não há uma data de reabertura, mas "em breve" serão revelados os procedimentos de trabalho das duas formações musicais e alguma programação.

A ópera, em São Carlos, conta, em quase todas as produções, com a orquestra localizada no fosso do palco, prática interdita, pelas normas sanitárias em vigor.

Na segunda-feira, Dia Mundial da Criança, ao meio-dia, o único teatro lírico português estreará o 1.º episódio da série "O que é que a ópera tem?", no seu 'site' e nas redes sociais (Facebook, Instagram), que acolherão os restantes sempre à mesma hora, sempre à segunda-feira.

Embora os espetáculos de sala só recomecem em setembro, o Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, já abriu portas e iniciou o trabalho sobre os espetáculos da temporada que ficaram "pendurados", com a suspensão das atividades, em março.

À agência Lusa, o promotor Vasco Sacramento, da Sons em Trânsito, que explora o Capitólio, também na capital, disse que abrir uma sala no dia 01 de junho não significa ter programação, porque "a retoma da produção de um espetáculo demora meses a preparar".

No Porto, "não há condições para abrir a 01 de junho" o Super Bock Arena, antigo pavilhão Rosa Mota, no Porto, até porque o espaço está reservado para ser hospital de campanha, por causa da covid-19, até ao final de julho, disse à Lusa o promotor Jorge Lopes, que explora o espaço.

A Casa da Música abre as portas na segunda-feira para um concerto da Orquestra Barooca, com "uma redução drástica" de 85% da lotação da sala, que pode acolher 1200 pessoas, mas apenas receberá 200.

O Theatro Circo, em Braga, preparou a abertura da sala em 15 de junho, com destaque para um projeto intitulado "Sete Quintas Felizes", em sete quintas-feiras de junho e julho, que ainda está a ser finalizado.

Alguns espaços reabrem na segunda-feira, mas isso não quer dizer que acolham já público. O Teatro da Garagem, com sede no Teatro Taborda, em Lisboa, abre na segunda-feira para a equipa de trabalho, mas conta apresentar um "pequeno espetáculo" no final de julho.

A Barraca, também em Lisboa, terá os primeiros espetáculos nos dias 05 e 06 de junho, uma iniciativa que reúne música, texto e poesia do poeta e dramaturgo andaluz Federico García Lorca.

O Meridional só retomará atividade de sala em setembro, já que o espaço vai ser requalificado a nível elétrico, pelo que o teatro ficará fechado durante o verão.

No plano de 'desconfinamento' faseado apresentado pelo Governo, as salas de espetáculo, teatro e cinemas são os últimos espaços culturais a reabrirem, depois de meses fechados por causa da covid-19.

A 4 de maio reabriram as livrarias, bibliotecas e arquivos, e, a 18 de maio, reabriram os museus, monumentos e palácios, galerias de arte e similares.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela