Secções
Entrar

Covid-19: Finalistas com viagem para Punta Umbría podem optar por voucher com 60% dos gastos

13 de março de 2020 às 20:30

Governo decretou o adiamento das viagens de finalistas. DECO considerou "solução equilibrada e efetiva" face às circunstâncias do mercado.

Os finalistas que tinham viagem agendada para Punta Umbría, Espanha, entre 28 de março e 3 de abril, vão poder optar pelo adiamento daviagemou por um 'voucher' com 60% do valor pago, utilizável em serviços da XTravel.

"Na sequência do grave problema de consumo, gerado pela alteração de condições que o Covid-19 veio trazer sobre o evento Festival Village 2020 da XTravel, a APAVT desenvolveu todas as diligências possíveis, com o objetivo de encontrar um acordo que acolha os interesses dos finalistas e possa possibilitar à XTravel a continuação da sua atividade enquanto empresa", lê-se num comunicado conjunto da Associação Portuguesa da defesa do Consumidor - Deco e da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT), divulgado esta sexta-feira.

Assim, foi criada uma solução que permite ao cliente optar pelo adiamento do evento ou por um 'voucher' de 60% do valor pago pela viagem, que pode ser utilizado em serviços prestados pela agência XTravel entre este e o próximo ano.

No mesmo documento, hoje, a Deco considerou esta "uma solução equilibrada e efetiva" face às circunstâncias do mercado.

Na quinta-feira, a XTravel disse à Lusa que decidiu adiar para dezembro a viagem de finalistas/Festival Village a Punta Umbría, devido à pandemia de Covid-19.

"A informação mais recente leva-nos a tomar uma única decisão possível: adiar a realização do Festival para o mês de dezembro, partindo do pressuposto que até lá estarão reunidas todas as condições de segurança", adiantou, na altura, à Lusa a XTravel, em comunicado.

A XTravel garantiu, ainda, que está a trabalhar com todas as entidades envolvidas no sentido de identificar soluções para esta situação e apela à compreensão e "colaboração de todos neste momento difícil".

Na quarta-feira, a Deco tinha apelou a um esclarecimento do Governo sobre viagens de finalistas a Espanha, que permita resolver o impasse sobre 10 mil viagens de alunos, integralmente pagas.

A agência XTravel, responsável pela organização da viagens dos finalistas, pediu aos pais dos 10 mil alunos com viagem contratada para 28 de março que se manifestassem, a partir das 10:00 de quarta-feira, se mantêm a viagem, se pretendem reagendar para as férias do Natal (entre 16 a 22 de dezembro), ou se querem cancelar mediante um crédito, de 50% do valor já pago, para usarem em outros produtos da Xtravel, como viagens a outros destinos.

Os pais dos 10 mil alunos enviaram na terça-feira uma carta aberta à ministra da Saúde, ao ministro da Educação e à Diretora-Geral da Saúde, acusando a XTravel de "recusa cancelar a viagem de finalistas/Festival Village (FV2020)" a Punta Umbría, entre 28 de março e 03 de abril.

Num comunicado publicado também no Facebook, a agência de viagens recordou que "existem vínculos contratuais que ligam a Xtravel a organizadores do evento e, por sua vez, a prestadores de serviços de hotelaria, transportes, produção, artistas, entre outros".

O novo coronavírus responsável pela Covid-19 foi detetado em dezembro, na China, e já provocou mais de 5.300 mortos em todo o mundo, levando a Organização Mundial de Saúde (OMS) a declarar a doença como pandemia.

O número de infetados ultrapassou as 140 mil pessoas, com casos registados em mais de 120 países e territórios, incluindo Portugal, que tem 112 casos confirmados.

A OMS declarou hoje que o epicentro da pandemia provocada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) se deslocou da China para Europa, onde se situa o segundo caso mais grave, o da Itália, que anunciou 250 novas mortes, um recorde em 24 horas, e que regista 1.266 vítimas fatais.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) atualizou hoje o número de infetados, que registou o maior aumento num dia (34), ao passar de 78 para 112, dos quais 107 estão internados.

A região Norte continua a ter o maior número de casos confirmados (53), seguida da Grande Lisboa, cujo registo duplicou para 46, enquanto as regiões Centro e do Algarve têm cada uma seis casos confirmados. Além destas há um caso assinalado pela DGS no estrangeiro.

Na quinta-feira, o Governo anunciou que as escolas de todos os graus de ensino vão suspender todas as atividades letivas presenciais a partir de segunda-feira, devido ao surto de Covid-19.

Várias universidades e outras escolas já tinham decidido suspender as atividades letivas.

O Governo decidiu também declarar o estado de alerta em todo o país, colocando os meios de proteção civil e as forças e serviços de segurança em prontidão.

A restrição de funcionamento de discotecas e similares, a proibição do desembarque de passageiros de navios de cruzeiro, exceto dos residentes em Portugal, a suspensão de visitas a lares em todo o território nacional e o estabelecimento de limitações de frequência nos centros comerciais e supermercados para assegurar possibilidade de manter distância de segurança foram outras das medidas aprovadas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela