Secções
Entrar

Covid-19: Esplanadas em Lisboa com isenção de taxas até final do ano

16 de maio de 2020 às 14:41

Fernando Medina anunciou que vai ser prolongada até o final do ano a isenção de taxas para instalação de esplanadas, com a possibilidade de maior espaçamento.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, anunciou este sábado que vai ser prolongada até o final do ano a isenção de taxas para instalação de esplanadas, com a possibilidade de maior espaçamento.

Fernando Medina, que falava aos jornalistas no final de uma visita a estabelecimentos de comércio no Chiado, com o primeiro-ministro, António Costa, afirmou que a Câmara de Lisboa pretende dar "um sinal de apoio" à restauração nesta "nova fase" de reabertura, que terá início na segunda-feira, após semanas de encerramento devido à covid-19.

Segundo o autarca do Partido Socialista, esta "decisão de estender a isenção de taxas relativamente à instalação de esplanadas até ao final do ano" será tomada na próxima semana e foi "consensualizada entre todos os partidos, em colaboração com as juntas de freguesia da cidade".

Fernando Medina acrescentou que a intenção da Câmara de Lisboa é prolongar esta isenção "com a possibilidade de - sendo isso possível, mantendo grandes canais para circulação pedonal - haver algum espaçamento das esplanadas e até alargamento".

"O que queremos transmitir é um sinal positivo, de confiança, à restauração", reforçou.

O autarca e dirigente socialista considerou que Portugal está agora "numa fase de nova confiança relativamente à pandemia" e que o comércio está preparado "para acolher todos em segurança".

A pandemia de covid-19 atingiu 196 países e territórios, registando-se mais de 307 mil mortos e mais de 4,5 milhões de pessoas infetadas a nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, feito com base em dados oficiais.

Em Portugal, morreram 1.203 pessoas num total de 28.810 confirmadas como infetadas, e 3.822 doentes recuperaram, de acordo com o relatório de hoje da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A covid-19 é uma doença provocada por um novo coronavírus detetado no final de dezembro em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela