16 fev 2022
16 de fevereiro de 2022 às 11:19
Portugal está no "momento ideal" para aliviar restrições
A pneumologista Raquel Duarte, da ARS Norte e do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto, apresenta agora as "recomendações para a gestão da covid-19", referindo que Portugal é dos países com menos medidas restritivas no mundo.
"Houve, numa fase inicial, o encerramento de escolas, mas a atividade das escolas e laboral, até mesmo as atividades pública, Portugal é dos países com menos medidas restritivas", afirmou, apontando que o maior "fator de perigo" é a baixa cobertura vacinal global, que aumenta o risco de surgimento de novas variantes.
A especialista entende que Portugal está agora em posição de "aliviar medidas, mantendo a monitorização", propondo que o país passe ao nível 1 de gravidade onde não há limitações, mesmo no acesso a discotecas ou bares, e em que o certificado digital é utilizado em contexto de saúde ocupacional, caminhando para "uma situação de normalidade".
A máscara continuaria a ser obrigatória em transportes públicos, locais fechados públicos, serviços de saúde e locais com grande densidade populacional. Num nível abaixo, o 0, a máscara não será obrigatória e apenas recomendada para quem tem sintomas. Raquel Duarte considera que Portugal está agora no "momento ideal" para avançar para o nível 1, mas que poderá chegar ao nível 0 depois de "avaliações quinzenais", dependendo da mortalidade e da hospitalização em cuidados intensivos.
A especialista aponta como metas uma mortalidade inferior a 20 óbitos por milhão de habitantes e para menos de 170 internamentos em UCI.