Secções
Entrar

Covid-19: Coimbra aprova isenção de IMI em casos de perda de rendimentos

11 de maio de 2020 às 22:20

O executivo municipal de Coimbra aprovou projeto de isenções de impostos municipais, que consubstancia "importantes medidas fiscais de apoio às famílias, empresas e associações".

A Câmara Municipal de Coimbra aprovou hoje um projeto de Regulamento da Concessão de Isenções de Impostos Municipais, prevendo, designadamente, a isenção do IMI (imposto municipal sobre imóveis) para o proprietário cujo rendimento coletável seja reduzido em 30%.

O executivo municipal de Coimbra aprovou hoje, por unanimidade, um projeto de isenções de impostos municipais, que consubstancia "importantes medidas fiscais de apoio às famílias, empresas e associações", como, por exemplo, "a isenção do IMI para os proprietários de prédios urbanos habitacionais", disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara, Manuel Machado.

Essa isenção abrange os proprietários cujo rendimento coletável ou do agregado familiar, para efeitos de IRS (imposto sobre o rendimento das pessoas singulares), seja reduzido em 30%, explicitou o autarca socialista, sublinhando que este é mais um meio para "apoiar as famílias em situação de vulnerabilidade económica motivada pela pandemia da covid-19".

A medida surge no contexto da pandemia provocada pelo novo coronavírus e também se aplica a outras situações de pandemia e às catástrofes que possam ocorrer.

O regulamento, que terá ainda de ser submetido à apreciação da Assembleia Municipal, surge na sequência das alterações ao Regime Financeiro das Autarquias Locais e das Entidades Municipais, que tem reflexos nos poderes tributários dos municípios, permitindo que as câmaras definam "critérios e condições para a atribuição das isenções totais ou parciais, objetivas e subjetivas, de impostos e outros tributos municipais", refere a proposta hoje aprovada.

O Regulamento da Concessão de Isenções de Impostos Municipais estabelece também os critérios e as condições para o reconhecimento de isenções, para além do IMI, relativamente ao imposto municipal sobre transmissões onerosas de imóveis (IMT) e à derrama.

Apoios a jovens para fixarem "residência permanente no concelho de Coimbra", ao arrendamento para fim habitacional, à reabilitação urbana e combate à desertificação, à eficiência energética e serviços de ecossistema dos prédios, a associações recreativas, culturais e desportivas e às cooperações de habitação e construção estão igualmente previstos no regulamento.

Trata-se, sublinha Manuel Machado, de "medidas imediatas de combate ao impacto económico da pandemia, mas também de médio e longo prazo", de mais "um instrumento para apoiar famílias, empresas e associações, que vão ter um ano complicado".

A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 283 mil mortos e infetou mais de 4,1 milhões de pessoas em 195 países e territórios.

Em Portugal, morreram 1.144 pessoas das 27.679 confirmadas como infetadas, e há 2.549 casos recuperados, de acordo com a Direção-Geral da Saúde.

A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de dezembro, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela