Secções
Entrar

Covid-19. Centros vão ter capacidade para vacinar 50 pessoas por hora

Jornal de Negócios 03 de março de 2021 às 11:01

Recomendações de referência da DGS apontam para que um enfermeiro possa vacinar uma pessoa a cada período de seis a dez minutos quando avançar a vacinação em massa da população. Autoridade de saúde definiu as características que devem ter os centros de vacinação.

Cada Centro de vacinação covid-19  (CVC) deverá ser constituído por um ou mais módulos de vacinação, cada um com cinco postos de vacinação e outros tantos enfermeiros, tendo capacidade para vacinar cerca de 50 pessoas por hora, ou seja, uma administração por enfermeiro a cada 6 a 10 minutos. 

A recomendação é da Direção-Geral da Saúde (DGS) e consta de uma orientação publicada esta terça-feira sobre a forma como devem funcionar os CVC destinados à vacinação em massa da população. 

Os CVC poderão resultar da adaptação dos pontos de vacinação já existentes no Serviço Nacional de Saúde ou de infraestruturas próprias ou adaptadas especificamente para o efeito, desde que cumpram um conjunto de requisitos técnicos também definidos na mesma orientação da DGS: a existência de uma rede de frio adequada; profissionais de saúde com treino e formação para a vacinação e para a atuação em caso de reações anafiláticas; e equipamento e medicamentos para o tratamento de reações anafiláticas.

A coordenação caberá aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) e Unidades Locais de Saúde (ULS), em articulação com as Autoridades de Saúde Locais, as autarquias e demais parceiros locais.

OS CVC, impõe a DGS, deverão ter sempre um local de espera pós-vacinação, que permitam a permanência simultânea dos utentes já vacinados e em vigilância, por 30 minutos, mantendo o distanciamento físico e que deverão ter saída direta para o exterior. Deverá ainda existir uma sala de emergência, para eventuais casos de reações inesperadas à vacina. 

Além dos centros de saúde, as autarquias estão a preparar espaços alternativos para a administração das vacinas. Lisboa, por exemplo, vai ter sete espaços e um dos locais já confirmado é o Pavilhão Altice Arena, sendo que os restantes ainda não são conhecidos. 

No Porto, a câmara municipal já disponibilizou uma escola (António Aroso) e uma tenda para recobro e prepara também outros espaços alternativos para quando houver doses de vacinas em número suficiente para arrancar com a vacinação em massa.


Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela