Secções
Entrar

Costa confirma que estrada N236 só foi cortada após 47 mortes

06 de julho de 2017 às 18:51

O Governo respondeu às 25 questões levantadas pelo CDS. Executivo relativiza importância das falhas no SIRESP e reassegura confiança na ministra da Administração Interna

O gabinete do primeiro-ministro respondeu às 25 questões levantadas pelo CDS-PP sobre a situação em Pedrógão Grande. O executivo admitiu falhas no SIRESP e revela que a estrada em que morreram 47 pessoas só foi cortada depois das mortes.

"Segundo a GNR, a estrada N236-1 esteve sempre aberta ao trânsito, até haver notícia dos trágicos e imprevisíveis acontecimentos ocorridos na mesma. Só após este momento foi encerrado o acesso à N236-1", especifica um documento disponibilizado no portal do Governo.

O texto refere que, de acordo com as informações dadas pela GNR, "o número de vítimas na EN236-1 foi de 33 (30 num pequeno troço da via e 3 alguns quilómetros adiante). Segundo a mesma fonte, as restantes 14 terão falecido em estradas e caminhos de acesso à EN236-1, para a qual se dirigiriam em fuga do incêndio"

António Costa confirmou a confiança política em Constança Urbano de Sousa, ministra da Administração Interna, depois de a oposição já ter pedido diversas vezes a demissão da mesma. "Cumpre-me informar que o senhor primeiro-ministro reafirma manter a confiança política na senhora ministra da Administração Interna", lê-se a nota.

1 de 9
Foto: Luís Forra/Lusa
Foto: LUSA / PAULO CUNHA
António Costa
Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA
António Costa
Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA
António Costa
Foto: ANTÓNIO COTRIM/LUSA
Foto: Lusa
Foto: LUSA
Foto: NUNO VEIGA/LUSA

Sobre o SIRESP, o gabinete do primeiro-ministro admite que existiram falhas de comunicação na zona do incêndio de Pedrógão Grande mas classifica-as de "falhas de menor relevância, considerando a área e o horário em que ocorreram".

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) admite que houve evacuações necessárias durante o incêndio de Pedrogão Grande mas que "não se conseguiram realizar atempadamente" devido à intensidade do fogo, em oito localidades do concelho.

Esta explicação consta de um documento enviado pelo Governo à presidente do CDS-PP, Assunção Cristas, após ter sido questionado sobre o incêndio que provocou a morte 64 pessoas e ferimentos em mais de 200.

"Segundo a ANPC, houve evacuações identificadas como necessárias e que não se conseguiram realizar atempadamente, designadamente em Troviscais Fundeiros, Torneira, Casal Valada, Vermelho, Mó, Mosteiro, Várzeas, Vila Facaia e Casalinho, dada a velocidade de propagação do incêndio e dada a intensidade do mesmo", refere o Governo, ressalvando que a consequência, até ao momento conhecida, é a existência de quatro feridos assistidos pelo INEM no local.

Apesar da necessidade de evacuar populações surgir a partir das 19:25 do dia 17, o número de pessoas retiradas "não foi registado na fita do tempo" do incêndio.

De acordo com o Governo, o primeiro alerta foi dado às 14:43 horas do dia 17 de Junho para o Comando Distrital de Operações de Socorro de Leiria, tendo de imediato sido mobilizados 47 operacionais e 13 veículos, além de um helicóptero de ataque inicial.

O executivo refere também que, "face aos indícios recolhidos no local na madrugada de domingo, o incêndio aparenta ter causa natural", lembrando que está a decorrer um processo criminal.

Questionado pelo CDS-PP sobre o nível de alerta operacional para aquela região no dia 17, o Ministério da Administração Interna refere que este era amarelo, compreendendo um aumento do estado de prontidão do dispositivo de combate a incêndios.

Porém, é admitido pela ANPC que "elevação do nível de alerta teria conduzido a um maior nível de prontidão do dispositivo".

O estado de alerta especial foi elevado para laranja pela ANPC às 18:00 do dia 18 até às 23:59 do dia 20 devido "ao grau de gravidade dos grandes incêndios de Pedrógão Grande e Góis", que obrigou a "uma excepcional mobilização de meios" de combate a incêndios em todo o país.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela