Secções
Entrar

Continente e Madeira sob avisos devido à chuva, vento e ondulação

Lusa 11 de novembro de 2025 às 09:54

Depressão Claudia vai manter-se até quinta-feira.

Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão estar sob avisos meteorológicos já a partir desta terça-feira e pelo menos até ao fim do dia de quinta-feira, devido à depressão Claudia que vai trazer chuva, vento e agitação marítima.
EPA/Lavandeira Jr
Os distritos de Viana do Castelo e Braga vão estar já a partir das 15:00 e até às 21:00 de hoje sob aviso amarelo por causa da chuva e depois entre as 06:00 de quarta-feira e as 00:00 de sexta-feira, indica o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O aviso amarelo vai estende-se aos restantes distritos, também devido à chuva, entre as 06:00 de quarta-feira e as 00:00 de sexta-feira. O IPMA emitiu igualmente aviso amarelo para os distritos do Porto, Guarda, Faro, Setúbal, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra e Braga na quinta-feira devido à previsão de vento forte com rajadas até 80 quilómetros por hora (km/h), em especial no litoral, sendo de 90 km/h nas serras. A agitação marítima tem já a amarelo toda a costa continental e até às 15:00 de quarta-feira face à forte ondulação, prevendo-se ondas com 04 a 4,5 metros. Faro, Setúbal, Lisboa e Beja voltam a estar sob aviso amarelo devido à agitação marítima entre as 03:00 de quinta-feira e as 00:00 de sexta-feira. A depressão Claudia afeta também a Madeira. A costa sul e as terras montanhosas da ilha da Madeira vão estar sob aviso laranja por causa da chuva por vezes forte, persistente e com possibilidade de trovoadas entre as 03:00 e as 09:00 de quarta-feira, passando depois a amarelo até quinta-feira. A costa norte da ilha da Madeira e o Porto Santo já estão a partir das 18:00 de hoje e até quinta-feira a amarelo por causa da chuva forte. O arquipélago da Madeira vai estar também sob aviso amarelo devido ao vento forte com rajadas até 75 km/h, podendo atingir os 95 km/h nas regiões montanhosas entre quarta e sexta-feira. O IPMA emitiu também aviso amarelo para a costa norte, Porto Santo e costa sul da Madeira por causa da agitação marítima na quinta e sexta-feira. Portugal continental e o arquipélago da Madeira vão ser afetados a partir de hoje por vento, chuva e agitação marítima devido à depressão Claudia, que se deverá começar a fazer sentir no Minho no final de hoje e depois estender-se a todos os distritos do continente. Segundo o IPMA, "os maiores acumulados de precipitação deverão registar-se no litoral Norte e Centro e nas regiões montanhosas, podendo até domingo" superar "em alguns locais os 150 mm". "O pico de intensidade do vento prevê-se que seja atingido na quinta-feira", com rajadas que "poderão atingir valores da ordem de 90 km/h no litoral e da ordem de 120 km/h nas terras altas". O IPMA adianta que a depressão Claudia terá "impacto significativo" na Madeira entre a madrugada de quarta-feira e o final da manhã de quinta-feira, sendo expectável a "ocorrência de precipitação persistente e por vezes forte" neste período, acompanhado de trovoada, sobretudo na costa sul e regiões montanhosas da ilha da Madeira. De acordo com o Instituto, a depressão Claudia, com expressão em altitude, deverá inserir-se "numa vasta região depressionária complexa sobre o Atlântico Norte e que se prevê ficar quase estacionária até ao fim de semana".
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela