Secções
Entrar

"Como é possível dormir com um cenário destes?"

06 de agosto de 2018 às 07:28

Unidade hoteleira evacuada nas proximidades de Monchique durante a noite.

Uma unidade hoteleira no lugar do Montinho, em Monchique, foi evacuada perto das 00h00, com os hóspedes a ser distribuídos por dois outros hotéis junto a Alvor, disse àLusaum funcionário.

1 de 5
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa
Foto: Lusa

De acordo com este funcionário do Macdonald Monchique Resort & Spa, a ocupação estava a 70%.

O incêndio continua, ao amanhecer, com duas frentes activas, e a ser combatido por 1.036 bombeiros, apoiados por 303 viaturas.

Pelas 05h00 ainda eram visíveis alguns populares na rua, inclusive crianças, incapazes de "pregar olho", dada a apreensão sentida. "Como é possível dormir com um cenário destes? Não dá", conta indignado Celso Francisco, enquanto olha desolado para a clareira que se vislumbra do miradouro de Monchique.

Com ele, mais uma dezena de populares, recusa-se a arredar pé: "Mais à frente fica a vivenda do meu filho. Nem quero imaginar se o fogo chega lá", diz com voz trémula e angustiada outra moradora.

Entretanto, os habitantes que foram retirados de algumas aldeias ameaçadas pelas chamas estão a pernoitar numa escola de Monchique, com condições criadas pela Câmara Municipal para as albergar em segurança.

Este incêndio deflagrou cerca das 13:30 de sexta-feira, em Perna da Negra, no concelho de Monchique, e obrigou à evacuação de vários aglomerados habitacionais ao longo dos três dias.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela