Secções
Entrar

CDS força votação do Programa de Estabilidade no Parlamento

27 de abril de 2016 às 22:09

O CDS propôs esta quarta-feira a rejeição do Programa de Estabilidade e a revisão do Programa Nacional de Reformas. Com esta alteração ao requerimento, obrigará todos os partidos a tomarem uma posição sobre os documentos

 O CDS propôs esta quarta-feira a rejeição do Programa de Estabilidade e a revisão do Programa Nacional de Reformas, no sentido de "não reverter" as reformas estruturais do anterior Governo, segundo o requerimento de substituição entregue no parlamento.

 

O requerimento altera o projecto de resolução anteriormente entregue pelos centristas, que recomendava ao Governo que submetesse a votos o Programa de Estabilidade 2016-2020, propondo agora a sua rejeição.

 

O CDS recomenda ainda ao Governo que reveja o Programa Nacional de Reformas para que inclua no documento "o compromisso de não reverter as reformas estruturais adoptadas nos últimos quatro anos, que estavam a permitir uma trajectória de crescimento e de emprego e que, nessa medida, devem ser mantidas e intensificadas" e "políticas que eficazmente promovam o crescimento económico, designadamente apostando nas exportações, no investimento e na competitividade".

 

Durante o debate no plenário da Assembleia da República na tarde desta quarta-feira, o líder parlamentar do CDS-PP anunciou a alteração do projecto de resolução sobre os programas de Estabilidade e Nacional de Reformas, pedindo a sua rejeição, o que obrigará todos os partidos a tomarem uma posição sobre os documentos.

 

"Ouvi há pouco dizer PCP e PEV que o CDS na verdade não queria votar os documentos. Que fique claro que, da parte do CDS, iremos alterar o número dois [do projecto de resolução]: onde se diz para votar passará a dizer-se recusamos o Plano de Estabilidade apresentado pelo Governo. Desde já digo que o CDS votará contra este Plano de Estabilidade", afirmou Nuno Magalhães, no final do debate sobre aquele documento e do Programa Nacional de Reformas, que decorreu esta tarde na Assembleia da República.

 

Depois da intervenção do deputado do CDS-PP, o deputado do PSD António Leitão Amaro afirmou que o partido "apoiará este projecto de resolução", porque "quer chumbar" os programas de Estabilidade e Nacional de Reformas.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela