Cavaco e Soares homenageados no mesmo dia
Cavaco homenageado ao almoço, Soares ao final do dia e com Marcelo Rebelo de Sousa presente em ambas as cerimónias. Sobre as sanções, ninguém quis falar
Hoje é dia de homenagens aos antigos Presidentes da República. Primeiro, um almoço em dedicado a Cavaco Silva, mais tarde será a vez da residência oficial do primeiro-ministro receber uma homenagem a Mário Soares. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, esteve durante quinze minutos no evento dedicado ao seu antecessor e defendeu que ambos "continuam na memória colectiva e ambos merecem ser homenageados". Segundo o chefe de Estado, "é uma boa coincidência" que os dois antigos presidentes e primeiros-ministros tenham homenagens realizadas hoje.
"Foi uma coincidência. Esta homenagem estava marcada há muito tempo e a homenagem ao doutor Mário Soares tem razão de ser porque faz agora 40 anos, hoje - o tempo passa rápido - que foi investido como primeiro primeiro-ministro da democracia portuguesa", declarou aos jornalistas confirmando que também marcará presença no evento dedicado ao socialista. "Só não fico para o almoço porque tinha já marcado um casamento de uma filha de um amigo e não posso faltar", disse justificando a rápida passagem.
Segundo Marcelo Rebelo de Sousa, "de há alguma maneira há aqui o reconhecimento da continuidade institucional da democracia e do papel fundamental dos presidentes da República na democracia portuguesa". "Englobo no meu pensamento o Presidente Jorge Sampaio, que também teve um papel importante, independentemente das homenagens que venha a merecer no futuro", acrescentou.
Cavaco não quis "fazer revelações".
Edições do Dia
Boas leituras!