Secções
Entrar

Bombeiros do Beato e Penha de França detidos foram suspensos de funções

Lusa 04 de dezembro de 2025 às 18:55

PJ explicou que as suspeitas estão relacionadas com o desvio de dinheiro desta associação de bombeiros para as "contas bancárias de um conjunto restrito de elementos daquela corporação".

Os três elementos dos Bombeiros Voluntários do Beato e da Penha de França, em Lisboa, detidos na terça-feira pela Polícia Judiciária por suspeitas de desvio de dinheiro, foram suspensos esta quarta-feira das funções na Associação Humanitária, segundo fonte judicial.
Bombeiros Sapadores de Lisboa bombeiros xx sapadores xx
A mesma fonte adiantou que os três detidos, entre eles o comandante e a tesoureira da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários do Beato e da Penha de França estão indiciados pelos crimes de peculato, abuso de poder e peculato de uso, foram ouvidos hoje em primeiro interrogatório judicial, tendo-lhes sido aplicada a medida de coação de suspensão das funções que desempenham na Associação Humanitária. Em comunicado divulgado na terça-feira, a Polícia Judiciária (PJ) explicou que as suspeitas estão relacionadas com o desvio de dinheiro desta associação de bombeiros para as "contas bancárias de um conjunto restrito de elementos daquela corporação". A investigação tem agora quatro suspeitos, três deles detidos, todos em exercício de funções e indiciados pelos crimes de peculato, abuso de poder e peculato de uso. Os quatro suspeitos são o comandante, o vice-presidente, a tesoureira e um elemento da corporação de bombeiros. Segundo a PJ, o método utilizado pelos suspeitos passava por, além da transferência de dinheiro para as respetivas contas, fazer depósitos diretos no balcão, "sob alegado pretexto do reembolso de despesas e pagamento de ajudas de custo dos próprios ou de terceiros, também elementos da corporação". Além das suspeitas relacionadas com o desvio de dinheiro, a PJ investiga também o uso indevido de um carro de serviço "para fins contrários aos que se destina e em benefício do comandante da associação humanitária e dos elementos do seu agregado familiar". No comunicado, a PJ adianta que as três detenções aconteceram no âmbito da Operação Rescaldo, em que foram executados três mandados de busca domiciliária e um de busca não domiciliária por 30 elementos da Unidade Nacional de Combate à Corrupção, da Unidade de Armamento e Segurança, da Unidade de Perícia Tecnológica e Informática e da Unidade de Perícia Financeira e Contabilística.
Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela