Secções
Entrar

BE quer medidas para limitar contratos a prazo e trabalho temporário

17 de março de 2018 às 18:30

"A nossa expectativa é que as medidas que o primeiro-ministro se compromete a apresentar no dia 23 contenham tudo aquilo que foi negociado com o Bloco de Esquerda", afirmou Catarina Martins este sábado.

O Bloco de Esquerda (BE) espera que o pacote de legislação laboral a apresentar na próxima sexta-feira pelo Governo preveja "medidas essenciais" como a limitação dos contratos a prazo e do trabalho temporário.

1 de 6
Foto: Hugo Delgado/Lusa
Foto: ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA
Catarina Martins no velório de Zé Pedro
Catarina Martins
Catarina Martins prestou homenagem a Guida Maria na Basílica da Estrela
Catarina Martins

"A nossa expectativa é que as medidas que o primeiro-ministro se compromete a apresentar no dia 23 contenham tudo aquilo que foi negociado com o Bloco de Esquerda, o que inclui acabar com os contratos a prazo para jovens, para desempregados de longa duração e para unidades económicas até 750 trabalhadores, e também a limitação dos contratos temporários e não permitir que o instrumento de contratação colectiva venha a permitir mais precariedade do que aquela que é permitida pela lei geral", afirmou a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE), Catarina Martins.

Recordando que o BE "fez um trabalho grande com o Governo sobre as questões laborais", integrando um grupo de trabalho com o Governo e o Partido Socialista em que foi dado particular foco ao "combate à precariedade", a líder do Bloco afirmou que, "se há uma parte que é o combate à precariedade no Estado Central, há uma parte muito importante do acordo firmado entre o PS, o Governo e o BE sobre o combate à precariedade no sector privado".

"O que nós esperamos é que no dia 23 o Governo apresente não menos do que todas as medidas que estão nesse relatório do grupo de trabalho e que são a limitação dos contratos a prazo, para termos a certeza que a todos os postos de trabalho permanentes corresponde um vínculo efectivo, e a limitação forte do trabalho temporário, que é uma das formas de maior abuso da precariedade em Portugal e um atentado tão grande aos direitos mais básicos de quem aqui trabalha", sustentou em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com cuidadores informais no Porto.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou na quinta-feira, durante o debate quinzenal no Parlamento, que o Governo vai apresentar um pacote de legislação laboral no dia 23 e que a iniciativa deve conter a eliminação do banco de horas individual e chegar à contratação colectiva.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela