Secções
Entrar

ASAE desmantela matadouro ilegal no distrito de Évora

Lusa 11 de maio de 2022 às 12:32

Segundo a ASAE, o local era utilizado "de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico funcionais" para o abate e comercialização de animais.

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) desmantelou um matadouro ilegal de borregos no distrito de Évora, deteve o alegado responsável do espaço e apreendeu 72,5 quilos de carne, foi hoje divulgado.

CMTV

Em comunicado, a ASAE indicou que o matadouro ilegal foi desmantelado durante uma operação de fiscalização realizada por inspetores da Unidade Operacional XI – Évora, da Unidade Regional do Sul desta autoridade, na sequência de uma investigação.

Segundo a ASAE, o local era utilizado "de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico funcionais" para o abate e comercialização de animais.

"Foi constatado que ali se procedia ao abate de borregos, em local não licenciado para o efeito e sem condições de higiene adequadas, não sendo os animais sujeitos à inspeção sanitária obrigatória para despiste de doenças", adiantou.

Os inspetores da ASAE instauraram um processo crime de abate clandestino e apreenderam cerca de 72,5 quilos de carne, material e acessórios de corte e documentação probatória e indiciária dos ilícitos praticados.

Foi também detido o suspeito de ser o responsável do espaço, acrescentou.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela