Secções
Entrar

"A responsabilidade das eleições é de quem apresentou a Moção de Confiança": Pedro Nuno Santos sobre queda do Governo

CM 12 de março de 2025 às 21:07

Pedro Nuno Santos voltou a garantir que a atitude de Luís Montenegro foi "cobarde".

O secretário-geral do partido socialista, Pedro Nuno Santos, foi, esta quarta-feira, entrevistado no 'Grande Jornal' da CMTV, um dia após a moção de confiança ao Governo liderado por Luís Montenegro ter sido chumbada no Parlamento.Pedro Nuno Santos voltou a garantir que a atitude de Luís Montenegro foi "cobarde" e que o primeiro-ministro tentou usar a moção de confiança para tentar que o partido socialista retirasse a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Pedro Nuno Santos na CMTV

"O Governo tentou usar a moção de confiança como chantagem", asseverou o socialista, acrescentando "não entrar em manobras e jogos".

"Não estávamos a discutir a comissão de inquérito", frisou o socialista que voltou a referir que a moção de confiança apresentada pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, tinha chumbo anunciado. Pedro Nuno Santos disse que o PS indicou no dia 10 de março que não votava a favor de moções de confiança.

"As eleições são da responsabilidade de quem apresentou a moção de confiança", afirmou. Em entrevista à CMTV, o secretário-geral da oposição a Montenegro garantiu que a CPI foi uma forma de o partido "dar todas as condições para o executivo governar, de forma a dissipar qualquer dúvida que pudesse existir".

Pedro Nuno Santos voltou, uma vez mais, a afirmar que o País não pode ter um "primeiro-ministro em funções com um manto de desconfianças sobre si". O socialista garante "ser muito importante apurar a verdade" sobre a Spinumviva, empresa familiar de Montenegro, e respetiva participação do primeiro-ministro.

"O trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito não tem nada que ver com a questão judicial", respondeu quando questionado sobre a possibilidade de Montenegro ser constituído arguido. Recorde-se que esta quarta-feira, a Procuradoria-Geral da República anunciou que encontra-se a desenvolver uma averiguação preventiva sobre a empresa familiar de Luís Montenegro, a Spinumviva.

Sobre uma eventual vitória nas eleições antecipadas, o socialista reforçou a crise política vivida no País e a necessidade do partido "conseguir o melhor resultado possível para governar com estabilidade".

"O PS vai fazer a sua campanha e ganhar a confiança dos portugueses", garantiu o político, acrescentando que a população perdeu confiança no desempenho de Luís Montenegro, segundo as sondagens."Estou a trabalhar no cenário da vitória. A direita em Portugal é uma confusão, isso comprovou-se em menos de um ano", rematou.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela