Secções
Entrar

PS quer vilas com mais de 7.500 eleitores a passar a cidades

SÁBADO 09 de julho de 2021 às 07:18

A proposta do PS repõe um regime que foi “inadvertidamente” revogado em 2012. Reduz o número de eleitores necessários para passar a cidade e inclui requisitos novos, que espelham as novas realidades. Discussão só depois das autárquicas.

Para poderem ser elevadas a cidade, as localidades que hoje em dia tenham estatuto de vila – e há 581 nessa situação – terão de ter pelo menos 7.500 eleitores "em aglomerado populacional contínuo". A proposta é do PS, e já foi entregue no Parlamento, no âmbito de um projeto de uma nova lei-quadro da atribuição da categoria das povoações. O diploma anterior, que regulou esta matéria até 2012, estabelecia um limiar mínimo de 8.000 eleitores. Já para a passagem de povoação a vila, o número deverá manter-se o mesmo: pelo menos 3.000 eleitores.

D.R.

Leia mais no Jornal de Negócios.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Artigos recomendados
As mais lidas
Exclusivo

Operação Influencer. Os segredos escondidos na pen 19

TextoCarlos Rodrigues Lima
FotosCarlos Rodrigues Lima
Portugal

Assim se fez (e desfez) o tribunal mais poderoso do País

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela
Portugal

O estranho caso da escuta, do bruxo Demba e do juiz vingativo

TextoAntónio José Vilela
FotosAntónio José Vilela