Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
02 de janeiro de 2014 às 09:55

Preocupações para 2014

Pedro Passos Coelho e António José Seguro continuam preocupantemente iguais. Se o primeiro é hoje uma desilusão para muitos dos que o elegeram, o segundo não conseguiu ainda afirmar-se como uma alternativa de confiança

Pedro Passos Coelho anunciou, na mensagem de boas festas aos portugueses,que vai usar todos os instrumentos para concluir sem perturbações o programa de ajustamento. A primeira ideia é uma ilusão, o Governo utilizará tudo o que estiver ao seu alcance porque outro remédio não tem, sobretudo depois de mais um chumbo – e desta vez, por unanimidade – do Tribunal Constitucional à lei de convergência de pensões. A segunda – a conclusão – é uma imprecisão consciente e deliberada, pois ninguém acredita que Passos Coelho tenha passado ao lado da entrevista do chefe de missão do Fundo Monetário Internacional (FMI), Subir Lall, ao Financial Times, na qual este avisa de forma directa que “as transformações de que a economia [portuguesa] precisa terão de continuar por mais 10 a 15 anos e terão de ser realizadas internamente”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.