Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
02 de janeiro de 2014 às 09:49

As liberdades e as diferenças do Livre

Rui Tavares tem-se empenhado em explicar as motivações, a estratégia e os objectivos do Livre, o partido político que está a tentar fundar

Rui Tavares tem-se empenhado em explicar as motivações, a estratégia e os objectivos do Livre, o partido político que está a tentar fundar. Segundo o próprio, a nova força posiciona-se “no meio da esquerda” e “quer falar para as questões concretas que afligem trabalhadores, estudantes e pensionistas”. Os problemas de entendimento começam logo aqui. Dito assim, em que é que o Livre se distingue de PSD, CDS, PS, PCP e BE, todos eles historicamente preocupadíssimos com os trabalhadores, jovens e pensionistas? Sobretudo em períodos eleitorais ou pré-eleitorais, e também nisso o Livre se diferencia pouco, afinal: estes são tempos de campanha activa para a angariação das 7.500 assinaturas que a Lei portuguesa exige para a criação de um partido.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.