Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
23 de fevereiro de 2023 às 20:00

O pós-abalo

Segundo a nossa direita radicalizada, e quase que não há outra, António Costa é uma espécie de comunista que quer expropriar os portugueses, em particular os que têm pequenas poupanças, e que, por “razões ideológicas”, faz um ataque agressivo à propriedade privada. Isto é obviamente um disparate.

As medidas para a habitação devem ter uma discussão sobre o seu mérito. Mas há um outro aspecto relevante: são a primeira iniciativa do Governo depois do grande abalo dos casos e casinhos do último mês. E, se mudou ligeiramente a agenda, está longe de ter o efeito pretendido. Uma das razões é que a apresentação das medidas foi particularmente burocrática e, na selva de propostas, era difícil perceber que papel teriam na resolução da crise da habitação. Não digo que certos sectores não as percebessem bem demais, em particular os senhorios, mas tudo o resto era tão complicado, que foram recebidas com indiferença. Isto significa que o abalo ainda está presente e funciona como um buraco negro, absorve toda a matéria à sua volta. Para o fazer sumir é preciso muito mais, e ninguém, nem o Governo, sabe o que fazer a não ser deixar o tempo passar. Não é solução é remedeio. Como isto está absurdo

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.