Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
04 de setembro de 2024 às 23:00

O direito a saber quanto ganham os outros

A transparência salarial pode dar aos trabalhadores a capacidade de fazerem valer o seu direito à igualdade de remuneração. Numa dinâmica contratual em que o trabalhador é frequentemente a parte mais fraca, ter acesso a esta informação é fundamental para reequilibrar as forças.

NÃO É VOYEURISMO nem invasão de privacidade. Saber quanto ganham os nossos colegas, dentro da mesma organização, vai passar a ser um direito de qualquer trabalhador por conta de outrem, com a transposição da Diretiva Europeia sobre Transparência Salarial (Diretiva UE 2023/970), do Parlamento Europeu e do Conselho Europeu. É uma daquelas matérias que tem a vantagem rara de agradar à esquerda e aos (verdadeiros) liberais da direita. Por um lado, confere mais direitos e poder negocial aos trabalhadores. Por outro, permite um funcionamento mais livre do mercado – com partes mais informadas e portanto, mais livres – e potencia a competitividade (por melhores remunerações).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.