Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
02 de março de 2023 às 20:00

A guerra, a mãe destruidora da história

Nunca se assistiu a uma discussão tão intensa, fora da ficção cientifica, sobre os “riscos” da inteligência artificial. É uma sequela moderna da discussão sobre que orbe estava no centro do universo, se a Terra ou o Sol, e sobre os nossos antepassados os macacos

A geração dos anos 60 vai ter um fim de vida tumultuoso, a actual geração vai ter uma vida complicada. Nos anos 60-70 a guerra que marcava quase tudo era a do Vietname para todo o mundo e a guerra colonial para os portugueses. Guerras são guerras, ou seja, eventos de enorme impacto a começar na vida física dos envolvidos, e a continuar em tudo o resto, poder político, condições sociais, economia, mudanças culturais, visão do mundo. Na actualidade é a guerra da Ucrânia a caixa de Pandora que aberta vai trazer miséria e dor, e que chamará os Cavaleiros do Apocalipse, espera-se que temporariamente. “Temporariamente” em história é muito tempo para a duração das vidas humanas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Hipocrisia

Agora, com os restos de Idan Shtivi, declarado oficialmente morto, o gabinete do ministro Paulo Rangel solidariza-se com o sofrimento do seu pai e da sua mãe, irmãos e tias, e tios. Família. Antes, enquanto nas mãos sangrentas, nem sequer um pio governamental Idan Shtivi mereceu.

Urbanista

Insustentável silêncio

Na Europa, a cobertura mediática tende a diluir a emergência climática em notícias episódicas: uma onda de calor aqui, uma cheia ali, registando factos imediatos, sem aprofundar as causas, ou apresentar soluções.