Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
27 de julho de 2023 às 20:00

Espanha e Portugal

Uma realidade em Espanha, como em Portugal, é que sem maioria absoluta não vale a pena ser o maior partido. Não é que não se faça tudo para chegar lá, votos, alianças, promiscuidades, é que sem maioria absoluta os partidos “perdedores” aliam-se para impedirem o outro lado de governar.

As eleições espanholas são de grande importância para Portugal. Por todas as razões, as de proximidade e de contágio, as institucionais, de governo e de papel na União Europeia, as de colaboração e competição, as de risco e segurança. Não são relações simples e unívocas, para além da retórica e da propaganda, e da verborreia “politicamente correcta”, os dois países conhecem-se mal e desconfiam um do outro, mais nós de Espanha do que Espanha de Portugal, que acha menor qualquer putativa ameaça que possa existir, mesmo que muito leve e ténue. Os dois países têm história a mais para se amarem muito e cultura a menos para se perceberem como deviam. Nós gostamos dos galegos e dos catalães, os castelhanos olham nos momentos críticos para nós e perguntam-se o que é que está a fazer este pequeno e atrasado País fora da grande Espanha.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.