Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
19 de março de 2015 às 08:00

O valor das decisões que mantêm Sócrates preso

A decisão do Tribunal da Relação é a mais relevante de todo o caso Sócrates, por se tratar da primeira posição judicial independente dos titulares do processo e dos advogados de defesa dos arguidos que resultaram da operação Marquês

José Sócrates viu esta semana as duas tentativas que os seus advogados fizeram para que fosse libertado serem recusadas e vai continuar preso. Mas essa nem é a pior notícia que recebeu. Porque se a decisão do Supremo Tribunal de Justiça sobre o habeas corpus deixou em aberto o caminho para que a competência do Tribunal de Instrução Criminal volte a ser questionada em sede de recurso ordinário, já a decisão do Tribunal da Relação representa uma derrota que vai muito além da manutenção da prisão preventiva. Tudo porque o colectivo de juízes da Relação não só decidiu por unanimidade, como esclareceu as razões em que a decisão foi fundamentada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.