Sábado – Pense por si

Rui Hortelão
Rui Hortelão Director da SÁBADO
15 de setembro de 2016 às 08:00

A politização do processo de Sócrates e o juiz “saloio”

Carlos Alexandre não devia ter falado. Mas atenção aos que alimentam a ideia de que ele tem atrasado a acusação - que é da competência exclusiva do Ministério Público - ou que tem sido o único magistrado a decidir contra o ex-primeiro-ministro

A primeira entrevista do juiz Carlos Alexandre reacendeu a politização que José Sócrates sempre quis fazer do processo que o envolve. O facto deste desenvolvimento ser mais do que previsível, dissesse o que dissesse o magistrado, só reforça a incompreensão dos motivos que terão Carlos Alexandre a expor-se mediaticamente e a falar em "contas em nome de amigos" – ainda por cima nesta fase do processo, em que falta pouco para se cumprir mais um prazo para a dedução da acusação por parte do Ministério Público (MP).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.