Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
25 de fevereiro de 2020 às 09:00

Planeta dos macacos

Ninguém parece querer admitir o óbvio: os responsáveis pelo estado a que o Estado do futebol português chegou são, há pelo menos uma década, os presidentes dos três maiores clubes do País

No domingo, Moussa Marega, um jogador do FC Porto originário do Mali, abandonou o estádio D. Afonso Henriques, em Guimarães, após ser alvo de insultos racistas por parte de adeptos do clube local. O caso provocou de imediato discursos inflamados, em condenação aos impropérios, de comentadores, dirigentes, treinadores e agentes desportivos. A espantosa hipocrisia do futebol nacional ao lidar com o episódio só surpreende quem nunca viu meio jogo da Liga NOS.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.