Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
20 de junho de 2017 às 11:07

O futuro é hoje

Uma semana depois do 68º aniversário do lançamento de 1984, de George Orwell, a 8 de Junho de 1949, as distopias – para nossa desgraça – não podiam estar mais na moda

Uma semana depois do 68º aniversário do lançamento de1984, de George Orwell, a 8 de Junho de 1949, as distopias – para nossa desgraça – não podiam estar mais na moda. Se o Big Brother tudo vigia na novela do génio de Camden, não somos nós, como pensamos, a vigiar-nos uns aos outros através do Google, do Facebook e do Instagram. São o Google, o Facebook e o Instagram que nos vigiam a nós, na qualidade de empresas de publicidade e consumo (como lembrava há dias o Washington Post, embora esquecendo-se de reforçar o papel da companhia do seu proprietário, a Amazon de Jeff Bezos, nessa monitorização), recolhendo gigantescos volumes de dados dos seus utilizadores para traçar perfis eternos, "ajudando-os" a escolher e adquirir o que mais julgam gostar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.