Sábado – Pense por si

Pedro Marta Santos
Pedro Marta Santos
10 de março de 2020 às 09:00

Estar no top

A análise da tabela de vendas de livros permanece um fio de prumo dos desejos e angústias da comunidade. A última semana assevera que o País continua piegas como um jantar de São Valentim mas, antes da sobremesa, já está neuroticamente preocupado com a morte

A abrir o primeiro dos seus textos de The White Album (1979), uma colecção de ensaios sobre a contracultura californiana, Joan Didion escreveu: "Contamos histórias a nós mesmos para viver." Didion, figura luminosa do New Journalism – quanto mais em trevas mergulhava, mais calor nos oferecia –, talvez hoje sentisse necessidade de comentar os hábitos de leitura dos portugueses (aos 85 anos, feitos em Dezembro, a escritora/repórter está viva e recomenda-se, continuando a enfiar os manuscritos no frigorífico do apartamento nova-iorquino sempre que tem uma crise de inspiração – é o que se chama manter as ideias frescas).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?