Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
15 de julho de 2018 às 13:00

O tabu das leis laborais

O PCP acusa o PS de que aqui é que está a sua "posição de classe", e sem participar na "língua de pau" a que se reduziu o discurso comunista. Há qualquer coisa de verdade na alusão ao facto de um governo socialista ser tão pouco receptivo a medidas a favor dos trabalhadores e dos seus direitos.

Não é normal que o aspecto mais delicado da governação seja a questão da legislação laboral. Temos nós uma situação tão preocupante no mundo laboral que qualquer mexida nas leis do trabalho coloca em risco toda a economia? Não me parece e vários empresários afirmam claramente que não é assim. Há outros factores muito menos discutidos como por exemplo a qualidade da gestão, com grande impacto na competitividade das empresas. Então por que razão parece haver um tabu em mexer-se nas relações laborais, que, como se sabe, estão desequilibradas nos poderes de patrões e operários, empresários e trabalhadores?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.