Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
22 de julho de 2018 às 13:00

O problema da geringonça nestes dias

A realidade é que uma parte importante do País não tem qualquer policiamento, e mesmo num crime grave denunciado enquanto ocorre, seja um assalto, um acto de violência, um rebentamento de uma caixa multibanco, tem pelo menos meia hora até aparecer alguém

Não é o Orçamento, nem nenhuma das querelas sobre reivindicações que estão a criar dificuldades com a geringonça, mas a proximidade das eleições. O que gera instabilidade é não saberem como é que a actual situação de cada partido é afectada eleitoralmente pela sua política. O PCP não está seguro de que ficar sozinho seja melhor, antecipa um mau resultado eleitoral dentro ou fora do acordo. Por isso, talvez seja melhor estar próximo do poder do que longe. O Bloco de Esquerda quer ir para o governo e por isso faz um jogo diferente do do PCP, mais retórica e menos substância.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.