Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
04 de fevereiro de 2018 às 13:00

O problema deve ser meu ...

Passo assim por ser um miserável snobe, um elitista que acha bom tudo o que é estrangeiro e despreza a pátria. Talvez, embora desprezar a Pátria não me parece. Mas que interesse tem uma política que se caracteriza pelo atentismo de tudo e todos pela crise que há-de vir, pelo Diabo que pelos vistos foi passar as férias às Caraíbas destruídas pelos furacões?

…mas não consigo interessar-me pela política portuguesa nestes dias. Ou melhor: não consigo interessar -me pela política portuguesa que vem nos jornais e passa na televisão. Pelo contrário, não há número do New York Times, ou do Washington Post que de uma ponta a outra não me pareça interessante. Até a culinária deles, quando a de cá me faz avançar páginas e páginas das revistas e jornais portugueses cheias da culinária, da gastronomia, dos restaurantes, o que significa com o modismo da comida nos nossos dias que leio menos de metade do que há para ler. Posso comprar um espesso jornal ou revista, que passeio sobre ele um enorme desinteresse. Insisto, o mal pode ser meu e tudo aquilo brilhar de interesse, novidade e qualidade de escrita e eu não dar por ela.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Pacheco Pereira
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro