Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
23 de junho de 2022 às 14:00

O canibalismo partidário

Se formos analisar também o caso das últimas eleições em Portugal, o PS “engoliu” o Bloco e o PCP, devastando a sua esquerda, enquanto o PSD foi reduzido a um partido médio, um pouco como aconteceu em França aos gaullistas, hoje “republicanos”.

Os sistemas políticos europeus estão a sofrer mutações significativas, cujos efeitos são difíceis de prever, mas que podem levar ao enfraquecimento do tecido democrático. Em última instância, são os eleitores que as estão a provocar, mas nem por isso deve deixar de ser discutido nas suas implicações. Em França, nas últimas legislativas, vêem-se os efeitos partidários da acção unipessoal de Macron que "engoliu" os gaullistas e os socialistas. O que sobrou destes dois partidos, que dominavam o espectro político até Macron chegar, é pouco mais do que os "republicanos", que se arrastam no quarto lugar, e o PSF, como aliás o já quase desaparecido PCF, "engolidos" por sua vez pelo movimento de Mélenchon. É como se, em Portugal, o Bloco de Esquerda "engolisse" o Partido Socialista e o PCP.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.