Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
30 de junho de 2022 às 14:00

Seria melhor um mundo multipolar, em vez da hegemonia americana unipolar?

Ao ver o que está a acontecer na Ucrânia - com uma guerra convencional de ocupação de território, com destruições maciças, mortes indiscriminadas de civis, instigação à guerra civil -, eu sei que os EUA são precisos para a segurança da Europa.

A resposta é "sim", mas o maior golpe à possibilidade desse mundo multipolar foi dado por Putin, que o tornou improvável a curto e médio prazo. E mais: tornou-o perigoso para as democracias. A resposta é "não", se isso significar áreas de influência supranacionais, das tais "nações fortes e soberanas" no dizer de Putin, garantidas pela força das armas e pela violência a partir de regimes ditatoriais, que prendem e matam os seus cidadãos, impedem a liberdade de expressão, e a existência de qualquer oposição. Exemplos? Os mesmos que pensa Putin, a Rússia e a China.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.