Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
10 de fevereiro de 2019 às 13:00

Há um ascenso na censura

Há dois efeitos geradores, causa e consequência do populismo, na dissolução dos valores comunitários e do diálogo de diferenças inerente à democracia: só ouvimos aquilo que nos agrada, só vemos o que nos agrada, a nós e à nossa tribo

Pouco a pouco, sem se dar muito por ela, a censura vai crescendo. O efeito perverso dos abusos nas redes sociais está a dar origem a novas formas de censura, passando do faroeste em que valia tudo a um estado de policiamento da linguagem e da informação. Nuns países é censura à esquerda, no Brasil por exemplo, noutros países é censura à direita ou a tudo o que possa afectar os cânones cada vez mais rígidos da linguagem politicamente correcta. De um modo geral, respira-se pior e, pouco a pouco, vai entrando a censura pela cabeça dentro.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.