Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
06 de março de 2024 às 23:00

Daqui a uns dias, vota-se

O “prognóstico” de caos pós-eleitoral continuará, a não ser que nos caia uma maioria absoluta em cima, que é da ordem de probabilidades de morrermos com um meteorito. Não é impossível, apenas porque nada é impossível.

As pessoas, por acomodação psicológica, pensam que existe uma correlação racional entre causas e efeitos no devir da história. É a nossa precária mente a funcionar, porque a “mente” da história não existe. Há caos e surpresa e quase sempre a ordem causal dos acontecimentos obedece à regra dos “prognósticos só no fim do jogo”, por muito que a gente queira ver ordem onde há acaso e caos. As eleições daqui a uns dias são um exemplo disso. Muitas vezes políticos e comunicação social hostil ao Governo tinham pedido a dissolução da Assembleia durante o ano terrível para o PS de 2023. Mas a probabilidade de tal acontecer era diminuta e, de repente, verificou-se a surpresa da história, caiu o Governo, dissolveu-se a Assembleia e o “prognóstico” de caos pós-eleitoral continuará, a não ser que nos caia uma maioria absoluta em cima, que é da ordem de probabilidades de morrermos com um meteorito. Não é impossível, apenas porque nada é impossível. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.