Com a habitual ignorância sobre o Porto, Lisboa descobriu a “revolução liberal”
O Porto sempre foi mais da oposição do que da situação. A revolução de 1927 com o seu cortejo de mortos foi no Porto. Os maiores comícios da oposição foram no Porto, com Norton de Matos e coma apoteose de Delgado em S.Bento.
O Porto sempre foi mais liberal do que absolutista. Está cá o coração de D. Pedro e a praia do Mindelo. Por aqui andaram Alexandre Herculano e Almeida Garrett. O Porto sempre foi mais republicano do que jacobino. Os mortos do 31 de Janeiro estão aí para o lembrar. No Porto, a República não chegou pelo telegrafo e o Porto teve que suportar a "Traulitânia". O Porto sempre foi mais socialista do que anarquista. Havia grande fábricas no centro da cidade, associações mutualistas, cooperativas, grupos, clubes. O Porto sempre foi mais da oposição do que da situação. A revolução de 1927 com o seu cortejo de mortos foi no Porto. Os maiores comícios da oposição foram no Porto, com Norton de Matos e com a apoteose de Delgado em S. Bento. Antes e depois do 25 de Abril, a cidade era mais "burguesa", mais solidamente ligada à respiração das liberdades e mais moderada. O PREC foi em Lisboa, Sá Carneiro era do Porto, Soares vinha para o Porto para "resistir" em 1975.
Com a habitual ignorância sobre o Porto, Lisboa descobriu a “revolução liberal”
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O que deve fazer para quando chegar a altura da reforma e como se deve manter ativo. E ainda: reportagem na Síria; ao telefone com o ator Rafael Ferreira.
De qualquer maneira, os humanos, hoje, no século XXI, são já um mero detalhe em cima da Terra. Hoje há bilionários, máquinas e os anexos – os biliões de humanos que por aqui andam.